Com carinho, fica do jeitinho | 12.04.2022

8 benefícios da amizade para as crianças

Fazer amigos representa um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento saudável.

Dizem que quem tem amigo, tem tudo. E é na infância que começamos a entender a importância da amizade. Por isso que estimular os pequenos a se relacionarem e passarem tempo com quem é queridão é essencial e necessário durante essa fase. Justamente porque, quando começam a interagir com seus semelhantes ou desiguais, é o momento que também aprendem a partilhar, a comunicar, a negociar e a ter autonomia.

Ao conhecer novas pessoas, a função da amizade vai além do entretenimento. Essa ligação é capaz de proporcionar estruturas para a formação da própria identidade e criar laços memoráveis — e é a chance de processar e de distinguir diferentes tipos de amigos, graus de intimidade e a intensidade que isso estabelece na vida de cada um.

Saibam que: a criança estimulada a nutrir laços de amizade terá uma infância muito mais saudável, livre e plena. É um marco! A nós, cabe a tarefa de encorajar a diversão enquanto se relacionam, brincam e aprendem.

A Leka e o Leko sabem que passar um tempo com os amigos é essencial para o desenvolvimento infantil. Então, ambos separaram alguns benefícios que essa experiência pode trazer para a vida dessa turminha incrível. Confiram:

Convivência social: a amizade promove a troca de uma convivência de um pequeno a outro, o que é enriquecedor.

Diversidade: entre pessoas diferentes, se descobre mais sobre pluralidade e respeito.

Comunicação: a convivência com crianças da mesma idade e que tenham os mesmos interesses, abre para a criatividade, nova compreensão de mundo e de habilidades.

Autonomia: estar em um círculo de amigos, com ideias e vontades variadas, desenvolve a independência para resolver certas situações e, muitas vezes, tomar as rédeas.

Compartilhar: com os amigos, seus filhos serão inspirados a distribuir brinquedos, desejos e muito mais. Será assim que eles saberão a importância de dividir.

Autoconhecimento: por meio da troca com os coleguinhas, se notará mais sobre si e sobre o que são capazes.

Individualidade: a criançada começará a perceber os limites impostos. Aprendendo que será preciso se relacionar de outra maneira e como suas atitudes podem magoar.

Capacidade crítica: em uma turma com diversos pontos de vista, cada um entrará em contato com a colaboração. Haverá espaço para que sejam questionadores.

Para essa amizade ficar ainda mais legal, nada como partilhar o amor pelos calçados da Molekinha e Molekinho com os amiguinhos e tirar fotos maravilhosas!