Os primeiros passinhos do bebê
Eles representam o momento em que as crianças começam a ter autonomia e independência.
Após meses no colo, e depois engatinhando, os primeiros passinhos do bebê rendem encantamento para os pais e até mesmo para a criança. É um marco e a representação de uma verdadeira transformação no crescimento.
Os primeiros passinhos vêm acompanhados de euforia e sorrisos de alegria do pequeno, que sente o orgulho nas comemorações de sua nova conquista. Geralmente, essa experiência começa a acontecer entre 9 e 12 meses, no entanto, não há uma idade específica para isso. Aprender a caminhar é como aprender a falar: alguns bebês o farão aos 9 meses, outros aos 12 ou 13, e é normal! Cada um segue seu ritmo, pois, como os adultos, tudo tem seu tempo de aprendizado e desenvolvimento.
Os sinais de que o bebê está preparado para isso é ao engatinhar e querer se levantar. Inicia-se a procura de apoio nos móveis, nos próprios pais e em qualquer objeto que lhe dê segurança. Nesse ponto, já se mostra o desejo pela independência, em explorar, e é preciso disposição para conduzir e incluir cuidados pela casa (como cobrir as tomadas e ter atenção com fios espalhados no chão para evitar acidentes).
Em resumo, é valioso ter calma e segurar a ansiedade, pois, a princípio, essa pessoinha vai perder o compasso e chorar por não conseguir. Seu apoio será fundamental! Por isso, separamos algumas dicas que podem auxiliar nesse processo:
- Deixe o ambiente seguro para transitar, sem medo;
- Faça com que os brinquedos mais adorados fiquem em distâncias graduais, de onde se encontra, mas à vista. Assim, a galerinha ficará motivada a ir buscá-los;
- Fique ao lado do bebê, pois ajuda pode ser necessária;
- Dê espaço para as tentativas de se levantar e caminhar sozinho;
- Comemore as conquistas com palavras e ações de incentivo. Motive a continuar tentando;
- Alguns passinhos podem ser dados usando só meias, mas, em dias de passeios externos, especialmente na casa de outras pessoas, inclua o uso de calçados. Dê preferência aos modelos com fechamento em velcro e tiras ajustáveis, embora os cadarços possam ser regulados de maneira a proteger contra tropeços.
E conte sempre com a Molekinha e Molekinho! Adoramos fazer parte dessa jornada!