Com carinho, fica do jeitinho | 27.08.2021

Qual é a influência das cores mais queridas da infância?

Preparamos este miniglossário que revela a energia e a emoção de cada uma delas!

É fato que as cores são importantes durante o crescimento. Por meio delas, se faz conexões, criando um envolvimento emocional e cognitivo. Sem contar que as diversas cartelas cromáticas contribuem para o desenvolvimento da criatividade e autoexpressão infantil, visto que, quando maiorzinhas, as crianças têm consciência sobre os tons preferidos e o melhor jeito de combiná-los para a produção ficar top!

E olhem que demais: muito disso tem a ver com a imitação, ponto que ensina a associar informações e elaborá-las da melhor forma possível. E isso também acontece quando a galerinha começa a reconhecer e sentir os tons presentes na casa.

É tãooo legal que a Leka e o Leko prepararam este miniglossário para vocês usarem com a turminha e ficarem craques sobre o poder das cores indispensáveis nessa fase:

Vermelho: coragem e altos níveis de empolgação! Embora o tom faça a diferença no lookinho e na decoração, por ser um chamador de atenção, é importante pincelá-lo para que o visual não fique extremamente estimulante (um exemplo: a abundância da cor, em um ambiente não muito bem iluminado, pode fazer os pequenos forçarem as vistas). 

Pink: amor, afeto e gentileza! A cor é um pouquinho mais relaxante que o vermelho (e traz uma sensação maior nesse quesito na versão pastel). O melhor de tudo é a sua energia fofa de aceitação, um dos motivos dessa aqui ser a favorita das little girls.

Amarelo: alegria e felicidade! Temporadas de calor inclusive, abrindo para o desejo de brincar e se divertir de montão! No lookinho, o tom é ótimo para dar brilho - que ganha mais intensidade no maneiríssimo neon que os meninos amam ver nos esportivos! No quartinho, a cor ajuda a aumentar os níveis de concentração e a memorização.

Verde: as crianças já devem ter escutado, principalmente na escolinha, que o verde é a cor da esperança e da sorte! Por que será que amamos o Trevo-de-quatro-folhas, né? O tom equilibra as emoções, traz a vontade de ficar juntinho da natureza, de preservar o meio ambiente, de levar o pet pra passear, transmitindo um senso forte de segurança.

Laranja: crianças extrovertidas a-mam usá-la! Sem contar que a cor chama por aventuras! Mas, óh, é bom aderi-la com moderação, pois, de maneira geral, a cartela cromática formada por cores quentes são superestimulantes e podem incomodar quando usadas em excesso. E vamos lembrar da regrinha da vovó sobre tons escuros e intensos deixarem tecidos e ambientes mais aquecidos quando há muita exposição solar, viu? 

Violeta: mágica! Tcharam! A cor querida das minifashionistas pertence à cartela do roxo e tem papel superespecial na vida delas: instigar a imaginação e a originalidade!

Turquesa: na versão light, que é clarinha e funciona para neutralizar o lookinho e o ambiente para que outras cores como pink, amarelo e azul se destaquem, ela é toda sobre frescor. Além de ser calmante, a cor dá espaço para emoções saudáveis.

Azul: ahh quem não adora um azul, especialmente quando olha para o céu? Esse tom é mais-que-perfeito para dias de sossego, além de dar uma aliviada bacana nas emoções mais estressantes da família. Assim como o verde, aqui também pede uma conexão com a natureza para diminuir um pouco a quantidade de estímulos diários.

E não fica só por aqui! Anotem essa dica da Leka e do Leko:

Os pais podem ensinar sobre diversas cores, pois será aquele momento de descobertas do significado e da influência delas no bem-estar (incluindo a energia e o humor). Juntos, vocês podem discutir quais as melhores combinações, incluindo os acessórios que representam demais a personalidade dos seus filhos (como bolsas, relógios, etc..).

Até a próxima!