Criatividade e autonomia infantil | 15.10.2021

Aprendendo a se vestir ao longo da infância

O processo aumenta a confiança e a independência da galerinha, viu?

Em algum momento do desenvolvimento infantil, as crianças começarão a se dar conta das roupas, retirando as peças que são fáceis, como meias, os calçados Molekinha e Molekinho ou casacos. Às vezes, elas tentarão colocá-las novamente — e papais e mamães podem contribuir com essa consciência inicial nomeando as roupas e as partes do corpo que as vestem.  

Vestir-se ajuda a galerinha a desenvolver habilidades motoras, cognitivas, a linguagem e a consciência do tempo e espaço. Além de proporcionar a sensação de realização ao conseguir cumprir essa tarefa. Então, quando você decidir que é hora de cada um começar a aprender a se vestir, deixe algumas roupas fáceis à mão. 

Isso pode incluir: calças largas com cintura elástica, roupas com velcro ou botões grandes, moletons, camisetas e calçados de calce fácil! Tudo para trabalhar o que é tranquilo de localizar e confortável ??para que seus filhos aprendam a se trocar por conta própria.

Você também pode dividir cada uma das etapas do vestir, dependendo da habilidade e da idade da criança. Conversar ao longo do processo ajuda cada uma a saber o que fazer. É possível verificar a compreensão perguntando: qual é a primeira coisa que você precisa vestir? Caso não se lembre, ajude dando dicas sobre a peça.

Outra boa maneira de ensinar a se vestir é dividir cada tarefa em pequenos passos, do último ao primeiro. Assim que seu filho puder realizar a última etapa da tarefa, aponte a penúltima, a terceira e assim por diante. Por exemplo: ao vestir as meias, você pode ajudar seu filho a identificar o pé esquerdo e o pé direito. Depois, a colocar o calçado. Em seguida, a calçar a pontinha do pé. Na sequência, a planta do pé. Por fim, fechar o sapato e deixar o Molekinho e a Molekinha acompanharem essas pessoinhas em altas aventuras!

Dicas para ajudar as crianças a se vestir sozinhas

- Reserve um tempo realista para se vestir. Se você costuma ter uma manhã corrida, tente escolher roupas com seu filho na noite anterior. Pratique essa tarefa quando ninguém estiver com pressa ou cansado;

- Fale sobre o tempo quando estiverem escolhendo as roupas. Pergunte se está quente ou frio, chovendo ou ensolarado;

- Ensine a diferença entre roupas sujas e limpas. Você pode mencionar algumas orientações simples, como usar roupas íntimas e meias limpas todos os dias;

- Fique de olho no equilíbrio! Para algumas crianças, se acomodar no chão pode ser mais fácil a sentar em uma cadeira ou cama;

Guarde as roupas em gavetas e armários de fácil acesso. Se possível, etiquete com uma imagem ou palavra para descrever o que tem lá dentro;

- Amarrar cadarços é uma habilidade que a maioria das crianças de cinco anos ainda está aprendendo. Então, aposte em modelos superfáceis de calçar, que tenham elásticos (especialmente para a turminha dos primeiros passinhos) ou esportivos de calce fácil (que acompanham até na escolinha)!

 

Desenvolvimento das habilidades de se vestir

Aqui está um guia básico para diferentes idades. Lembre-se de que cada criança desenvolverá essa habilidade em seu próprio ritmo.

 

Com 1 ano, as crianças geralmente podem:  

- Estender os braços e colocar os pés para cima;

- Acomodar os braços nas mangas e as pernas nas calças;

- Tirar as meias e os sapatos.

 

Aos 2 anos, as crianças geralmente podem:  

- Tirar os casacos desabotoados;

- Tirar os sapatos quando os cadarços estiverem desamarrados;

- Ajudar a trocar de roupa.

 

Aos 2 anos e meio, as crianças geralmente podem:  

- Puxar para baixo as calças com cintura elástica;

- Tentar colocar meias;

- Colocar camisas de botões na frente, sem fechá-los;

- Desabotoar botões grandes.

 

Aos 3 anos, as crianças geralmente podem:  

- Vestir camisetas com pouca ajuda;

- Vestir sapatos sem amarrar (as crianças podem colocá-los nos pés errados);

- Calçar meias (elas podem ter dificuldade para encaixar os calcanhares);

- Abaixar as calças sozinhos;

- Fechar e separar zíperes;

- Tirar as camisetas sem ajuda;

- Abotoar botões frontais grandes.

 

Aos 4 anos, as crianças geralmente podem:  

- Tirar camisetas por conta própria;

- Conectar os zíperes da jaqueta;

- Calçar as meias do jeito certo;

- Calçar sapatos com pouca ajuda;

- Conhecer a frente e as costas das roupas.

 

Aos 4 anos e meio, as crianças geralmente podem:  

- Vestir as calças e puxá-las para cima;

- Prender os cintos pelas fivelas.

 

Aos 5 anos, as crianças geralmente podem:  

- Vestir-se sem ajuda ou supervisão;

- Vestir certas peças (como camisetas) da maneira certa todas as vezes.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado! Lembrem-se: o Molekinho e a Molekinha têm modelos ideais para cada faixa etária, especialmente desenvolvidos para que seus pequenos aprendam a se vestir com muita alegria!