Criatividade e autonomia infantil | 29.04.2022

Estudar Astronomia é demais!

Pais e filhos podem aprender mais sobre essa ciência com muita ludicidade.

A natureza curiosa e questionadora das crianças é o caminho perfeito para estimular o gosto pela ciência. O fascínio que os fenômenos e corpos do universo costumam despertar é um excelente jeito de aproximá-las da Astronomia.

Para a galerinha, a Astronomia chega a ser a ciência mais emocionante por aguçar o intelecto, a imaginação e o desenvolvimento de tecnologia. Além disso, por se relacionar com perguntas que fazemos: onde estamos, quem somos, o que faremos?

Com a atenção conquistada, ensinar mais sobre o assunto se torna uma tarefa divertida, já que existem diversas brincadeiras que entretêm e educam os pequenos. Inicialmente, basta apresentar de forma leve esse conhecimento que impacta a vida humana.

Fica a dica: vocês podem ouvir o podcast Missão Exo Planeta ou acompanhar os tuítes das contas @AstroMiniBR e @AstroUSP.

A forma lúdica de aprender

Foguetes, espaço, lua e planetas são o suficiente para atrair interesse, mas a Astronomia vai muito além disso. A começar pela oportunidade de aumentar a participação em matemática, ciências e física. Inclusive, ser ponto de partida para compreender calendários, horários, previsão do tempo e as estações do ano.

E nada mais legal que transformar tudo em diversão. Criar o próprio foguete, por exemplo, é um bom início e isso pode ser feito em casa. Aliás, contando com materiais escolares e recicláveis. Para isso, separe garrafa PET, fita adesiva, alguns pedaços de papel, uma caixa de papelão (que servirá de base), tinta e muita, muita criatividade!

Outra opção é montar o sistema solar! Os pais lembram dessa experiência, né? Com bolinhas de isopor, cartolina, tinta colorida, cola e canetinha, é possível mostrar na prática como funciona o sistema solar. Para complementar, assistam filmes, desenhos e documentários para reforçar sobre o tema. E dá para se caracterizar como astrônomos por meio dos calçados da Molekinha e do Molekinho que celebram esses profissionais.