Que tal um jardim em casa?
Essa é uma ótima forma de estimular o contato dessas pessoinhas com a natureza.
Você sabia que, mesmo para quem mora em apartamento, é possível ter um cantinho verde para chamar de seu? Cultivar plantas, flores e temperos em casa são ótimos aliados para a saúde. Eles limpam o ar, deixam o ambiente mais fresco e o lar colorido.
Ajudando a cuidar do jardim, os pequenos vão aprender sobre os ciclos naturais das plantas, desenvolvendo assim a consciência ambiental e, ao crescer, poderão olhar de forma mais crítica para as práticas que comprometem a sustentabilidade do planeta.
O Leko e a Leka adoram ficar no mundinho natural e ajudam a cuidar do jardim junto com o Lekão e a Lecat! Por isso, eles separaram alguns dos benefícios que é ter a natureza bem pertinho para você incentivar as crianças a sujar a mão de terra!
Umidificador natural: o jardim pode servir de umidificador natural, já que as plantas liberam umidade e, com isso, deixam o ambiente mais agradável.
Alivia o estresse: o envolvimento com a natureza e as cores que elas reverberam contribuem para acalmar. Além disso, vários óleos essenciais são derivados de diversas plantas e muitas espécies possuem poder fitoterápico de relaxamento e de controle da ansiedade.
Poder de criatividade e concentração: de acordo com o especialista em jardinagem, Justin Hancock, ter um jardim em casa pode beneficiar muito quem precisa de concentração. Essa tarefa usa a criatividade e, ainda segundo ele, as cores das folhas são capazes de energizar o espaço e trazer inspiração para quem está no local.
Benefícios para as crianças
Sabemos que existem várias formas de ensinar sustentabilidade para a turminha e a jardinagem é uma delas. Cuidar de uma mini-horta, por exemplo, pode ser uma forma de estimular o consumo de alimentos orgânicos, que não prejudicam o solo. Sem contar que essa experiência pode ser realizada em família, estimulando os vínculos afetivos.
Esse tipo de ocupação aguça os sentidos também. Mexer na terra, nas folhas, tocar as sementes, os frutos permite o contato com texturas diferentes. Observar as cores, sentir os cheiros, ver as plantas crescerem é um despertar contínuo para a galerinha.
Tem mais: a natureza pode ajudar até na rotina escolar.
É verdade! Colocar terra e semente nos vasos, plantar e regar, atividades que facilitam o desenvolvimento das habilidades motoras — necessárias para escrever e pintar.
Muitooo legal, né? E para curtir esse momento, nada como ter o conforto dos modelos exclusivos da Molekinha e Molekinho. Vamos juntos montar um belo jardim?