Entre pais e filhos | 17.06.2024

3 jeitinhos para as crianças cuidarem do meio ambiente

Aprender juntos, percebendo que a natureza está presente em todos os momentos da nossa vida, é um passinho para criar um futuro mais verde e feliz.

 

Adivinha só? Recentemente (5 de junho), todo o mundo fez uma pausa para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia, uhull! Tipo assim, dando uma baita chance para incluir na rotina das crianças a beleza e a importância de tudo que é natural, de árvores aos bichinhos. E, claro, reunir a família para ampliar a consciência ambiental, como ao participar (ou elaborar) de ações práticas que contribuam para a preservação e sustentabilidade.

 

Agora, pega a visão: vocês formando um #squad que toma a iniciativa para reduzir o desperdício de alimentos e tá liberado criar hortinhas caseiras e estudar sobre os animais.

 

Muitooooo massa! E tem outras dicas de como vocês podem se envolver mais. Vem conferir!

 

  1. Hora da reciclagem e certeza de que a turminha dirá oba! ao ajudar na organização da separação do lixo doméstico (com sua supervisão para ninguém se machucar). É divertido e lúdico graças às cores da coleta seletiva: azul para papel/papelão, verde para vidro, amarelo para metal, vermelho para plástico e laranja para resíduos que afetam negativamente o solo (como pilhas e baterias).

 

Para estimulá-los ainda mais, um game de respeito, um joguinho de sustentabilidade: uma atitude bacana a favor do meio ambiente, 1 pontinho para a equipe! Quem pontuar mais no fim do mês, ganha um mimo! Como fechar a torneira ao escovar os dentinhos, banhos curtinhos e apagar a luz antes de sair. Vale incluir nessa gincana, que tem tudo para manter seus filhos mais interessados pelo tema, a arte de reaproveitar e corre aqui: Reutilizando materiais para criar brinquedos com as crianças.

 

  1. Como diria o meme: só quem viveu, sabe, e muitos pais passaram pela experiência de plantar feijão no algodão. Ao verem a sementinha brotar, os pequenos começarão a acreditar, desde cedo, que conseguem fazer a diferença no mundo. Aliás, aqui vocês podem também fazer experimentos ecológicos, como observar o ciclo da água em recipientes transparentes.

 

Tem ainda outras sugestões incríveis como assistir desenhos que incentivam a preservação do meio ambiente (entre eles,“Lorax: Em busca da Trúfula perdida”, “Wall-E” e “Bee Movie”). Ahhh, que tal aproveitar pra fazer uma sessão de contação de história sobre a natureza e ao final, propor para a garotada fazer desenhos sobre o tema. Uma mini apresentação teatral é divertidíssima também, com objetos e brinquedos que remetem à temática (máscaras de animais e carrinhos).

 

Aliás, uma conversa daora de se ter em família, porque a prática vira ação! Vocês são capazes de transformar e florescer ótimas ideias para contribuir não só com a natureza, mas com quem está ao nosso redor. E a magia acontece ao plantar uma árvore, doando alimento para uma pessoa em situação de rua e colocando água ou ração para os cachorrinhos abandonados.

 

  1. Modinha consciente? Pode entrar! Sim, esse papo é trending topic no mundinho de roupas e calçados para adultos e para a galerinha, viu? No match entre sustentabilidade e lookinhos, o aprendizado sobre o meio ambiente rola a mil e vira uma aventura! Sem dúvidas, o que existe no guarda-roupa é um jeitinho de demonstrar amor ao planeta e dá para realizar um montão de ações do bem, como iniciar uma expedição e separar peças para doar, desvendar os mistérios da fabricação dos itens e se apaixonar por modelos versáteis e duráveis (sempre considerando o gosto da garotada, ok?).

 

E que tal inventar um caça tesouro para reconhecer marcas sustentáveis? Um ótimo começo para essa brincadeira, perfeita para os pequenos detetives, é ler as caixas dos calçados, pois lá costuma ter ricas informações que deixarão essa turminha a favor da natureza felizes d+ (se seus filhos têm um dos nossos produtos, dá uma olhadinha lá!). Nas embalagens da Molekinha e Molekinho, elas estão na parte de trás (oposta à tampa) e identificadas com selos como Sustentável (as marcas reutilizam as sobras de produção em novos materiais para as lojas que vendem a marca) e Ecológico (a água da chuva nas fábricas é captada e reaproveitada). E ainda trazem certificações como eureciclo, Origem Sustentável e Abvetx.

 

Se liga! As linhas da Molekinha e do Molekinho são eco-friendly, desde sapatilhas (incluindo as versões Mary Jane) e bolsas para as meninas a esportivos slip on para os meninos, e contam com uma cadeia de produção alinhada a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Todas que chegam até vocês são livres de metais pesados e de insumos de animais, fabricados com 98% de energia elétrica verde e limpa e sem uso de água.