Entre pais e filhos | 01.10.2021

Incentivando a leitura dos pequenos

Livros são ótimas companhias por oferecerem experiências enriquecedoras e contribuírem para o desenvolvimento da imaginação.

 Encorajar as crianças a lerem é um desafio desde que existem livros e crianças. Ler é essencial para a educação, para a integração dos pequenos com nossa sociedade e resulta em inúmeros benefícios para a saúde. Estudos mostram que crianças que fazem a leitura por prazer não somente melhoram o seu vocabulário e capacidade de soletrar, como também, facilita o aprendizado em matemática.

 A habilidade de ler, compreender e de se comunicar deve ser ensinada às crianças ainda bem pequenas. O desafio, no entanto, é entender como incentivar a turminha a gostar da leitura e ter essa como uma de suas atividades preferidas. Fique com a gente e saiba aqui como!

Aqui vão algumas dicas:

- Torne a leitura real, comparando as histórias com o dia a dia das crianças. Vá profundamente nas histórias, ajude-as a se engajarem;- Não saia de casa sem levar algo para os pequenos lerem;

- Transforme a leitura em uma atividade do tempo livre. Crie a hora da leitura.- Valorize o esforço e a paciência dos pequenos para ler;- Mostre as relações entre as palavras, torne a leitura criativa;

- Deixe seus filhos escolheremas leituras. Ofereça livros que estão no nível de compreensão deles;

- Crie um cantinho da leitura que seja aconchegante. Espalhe pelo espaço uma variedade de materiais para que cada um explore a imaginação e a criatividade;

- Leia com essas pessoinhas. Mostre o seu amor pela leitura, por isso, dê o exemplo!

Quer algumas boas opções de histórias para começar? Os escritores brasileiros são feras em preparar livros que deixam a garotada com vontade de virar a página cada vez mais rápido. Procure o trabalho de escritores como Ruth Rocha. Ela criou muitos personagens para crianças, desde as primeiras letras até adolescentes. Entre as produções dela, está um menino muito sapeca chamado Marcelo, que é a estrela do livro Marcelo, Marmelo, Martelo. Ele nunca se acostuma com o fato de que as coisas possuem o nome que tem. Falando em garotos levados, o Menino Maluquinho, do Ziraldo, é um sucesso absoluto!

 Lembre-se de que os quadrinhos são favoritos da turminha. Até os personagens da Molekinha e do Molekinho têm seus preferidos. E o Lekão tem uma dica esperta de leitura, os gibis do Mauricio de Sousa, comoa Turma da Mônica: “Eu adoro o Bidu, cachorro esperto do personagem Franjinha, que foi o primeiro criado pelo cartunista”. E tem sugestão da Lecat também: ”Gosto muitoda Hello Kitty, uma gatinha assim como eu, superdengosa e corajosa”.

  E falando em animais, tem ainda uma série de livros recentes com inspiração nesse tema, como Brasileirinhos da Amazônia, de Lalau e Laurabeatriz, além de Bia e o Elefante Piquenique, de Carolina Moreyra e Odilon Moraes, que mostra os personagens brincando com os números.

Você pode, inclusive, selecionarcalçados para ajudar a contar histórias para seus filhos. Nos produtos Molekinha, a Lecat está presente (por meio das estampas), deixando os pezinhos e os lookinhos ainda mais divertidos, assim como das aventuras dos livros. E as histórias reaispodem ser vividas com tênis fofos, sapatilhas, slides e papetes superconfortáveis, exibindouma modinha alegre e bem lúdica.

Para os meninos, slides, papetesconfortáveis e em diferentes formatos para cada pezinho, ou ainda, modelinhos em neopreneacompanhados de prints do Lekão sãoparceiros ideais para brincar muito e construir as próprias histórias.

Que tal oferecer um livro para os seus filhos lerem e ainda ajudá-los a inventarem uma deliciosa história que se relaciona ao dia a dia? Experimente e incentive a formação de um pequeno leitor!