Passinhos no ritmo de volta às aulas!
O novo ano letivo começou e fazer mudanças graduais na rotina para sair do modo férias é a melhor chance de construir hábitos positivos e duradouros.
Segue o fio com o bocado de experiências que a criançada encontrará na volta às aulas: novas turmas, professores, colegas, animação do recreio/intervalo, risadinhas (lol), ufa, bastante coisa, né? Sem contar o fato de que essa galerinha descansada das férias retorna a esse espaço inspirador para desenvolver habilidades com autonomia e aplicá-las com sucesso na vida real e oficial – e a gente já imagina que essas pessoinhas estão em contagem regressiva para usar os materiais com aquele cheirinho de novidade, tipo um livro querido recém-tirado da estante (ou ainda reciclado - oiee sustentabilidade - de algum coleguinha da série seguinte).
Para que a transição (que pode ser uma transferência de colégio ou de classe) aconteça de forma natural, é importante inserir seus filhos em outra rotina. As férias têm a carinha de flexibilidade e esse moodzinho tem mega potencial para preparar os ânimos de retorno à escolinha. É aquele momento também de cumprir deveres, essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos, como estudar para as provas e fazer as lições de casa. Isso não quer dizer que a diversão está excluída, epaaa, nada disso!! O brincar se mantém firme e forte!! Afinal, depois de tanta coisa na agendinha, é válido se distrair do jeitinho que cada criança curte à beça, viu?
Saindo do modo avião!
Bora trocar uma ideia sobre expectativas e regras para esse #comeback contar com máxima calma e alegria para todooo mundo. Faça essas perguntas: quando a lição de casa será feita?, quanto tempo de tela será permitido?, quando será a hora do banho/de comer/de acordar/de dormir? Com as respostas, elabore um cronograma esperto (inclua apenas os horários da família para ficar mais fácil) e deixe-o acessível. É sério: o segredo está na consistência e na repetição, ok?
Com antecedência dá certinho, confia!
Quanto mais a família se organizar na noite anterior, menor será o corre pela manhã (principalmente para quem tem dificuldade de acordar cedo). Deixe o uniforme dos pequenos separado e confira se na mochilinha tem os materiais para as aulas do dia seguinte. Se der, adiante o preparo das refeições, incluindo os lanches para seus filhos consumirem no recreio.
Foco nas atividades após as aulas
Ter tarefinhas suaves depois da escola são uma excelente maneira para meninas e meninos continuarem ativos, socializarem e aprenderem algo novo. Vale te contar a importância do autocuidado na infância durante os meses de estudos, que acontece por meio do incentivo de ter hobbies. Inclusive, apoiá-los para cuidar da higiene pessoal, saborear uma alimentação saudável, praticar atividades físicas adequadas para a idade e visitar o pediatra caso necessário.
Antes e depois das aulinhas, os modelos esportivos da Molekinha e do Molekinho dão um show ao acompanharem a garotada em quaisquer ocasiões. Pega essa visão deles: materiais macios para acomodar os pezinhos (até para aproveitar a Educação Física), o tom é o pretinho maneiríssimo que a maioria das escolas dá o like (e as meninas podem escolher com/sem fecho de contato ou com detalhe em pink), espuminha de proteção no calcanhar e fácil ajuste. Ahhh! Os produtos não têm origem animal, revelando o cuidado das marcas com o meio ambiente e a preocupação da geração Alpha (nascidos a partir de 2010) em relação às mudanças climáticas.
Quer saber mais? Acesse abaixo um guia completinho para a volta às aulas ser incrível: