Entre pais e filhos | 14.03.2022

Tudo o que você precisa saber sobre bebês

A chegada dessa galerinha em casa, ainda mais se for o primogênito, causa uma verdadeira mudança na vida.

O nascimento de um filho emociona, mas também gera muitas preocupações. Como cuidar desse ser tão pequeno? Qual o motivo do choro? Será que está com fome? Estou fazendo tudo certo? Essas e outras questões surgem o tempo todo, pois ter um recém-nascido deixa os pais bastante vulneráveis.

Para dar uma forcinha a mamães e papais, especialmente os de primeira viagem, a Leka e o Leko fizeram uma pesquisa e separaram dicas de cuidados que não podem faltar para esse novo/nova integrante da família. Os primeiros dias em casa é o momento de adaptação, enquanto os pais começam a conhecer os hábitos dessa pessoinha.

Recém-nascido

A criança é considerada recém-nascida durante 28 dias após o nascimento. Nessa fase é comum alguns comportamentos como choro, fome, adaptação ao horário de dormir, perda de peso, entre outros. A forma de se manifestar será por meio do choro, para tudo: quando estiver com sono, cólica, fome, e quando o ambiente não estiver confortável, como com muita luz ou barulho. O ideal é priorizar a atmosfera serena e aconchegante para que os bebês se sintam calmos e protegidos, como dentro da barriga da mamãe.

Outros detalhes podem chamar atenção: a pele ressecada e a flora intestinal. A pele seca é normal nos recém-nascidos e não precisa ser feito nada em relação a isso. Normalmente, ela vai descansar e descamar. Pequenas protuberâncias rosas, assaduras e até acne também podem aparecer. Fiquem atentos e qualquer dúvida procurem o pediatra.

Já a flora intestinal costuma ser uma das causas de preocupação dos pais. Lembre-se que os bebês começam a desenvolver essa parte depois do parto, por isso, eles podem até ficar alguns dias sem evacuar. De início, é normal que as fezes apresentem uma coloração escura e textura pegajosa.

O sono do bebê

Nos três meses, eles dormem bastante, mas o sono é variável. Nesse tempo de vida, há adaptações à luminosidade fora do útero, aos novos sons e, principalmente, ao novo ambiente. Por isso, é difícil saber qual será a frequência dos despertares.

Para um sono de qualidade, deixe o bebê dormir sem travesseiro e com a barriga para cima. Dessa forma, se evita acidentes e você protege a coluna em formação.

Amamentação

O bebê precisa comer a cada duas ou três horas. No geral, não existe uma rotina preestabelecida. A maneira mais prática é dar o peito sempre que solicitado.

Depois da amamentação, coloque-o para arrotar, pois, devido ao tamanho e ao aprendizado inicial de mamar, essa turminha pode engolir uma boa quantidade de ar que, em algum momento, será devolvido pelo corpo. Para que esse processo seja seguro, fique com o bebê em posição vertical, próximo ao ombro, até que arrote, ou por cerca de 20 minutos.

Banho

Para facilitar a hora do banho, deixe tudo que precisa por perto: sabonete líquido de glicerina hipoalergênico (que serve para o corpo e cabeça), toalha, algodão, fralda e roupa. A água da banheira deve estar em 36 graus, quentinha, mas confortável.

Troca de fralda

Não é necessário trocar a fralda toda vez que o recém-nascido faz xixi, mas o período é de consumo intenso de fraldas, ainda mais porque eles defecarão cerca de oito vezes ao dia. Na hora da troca, evite lenços umedecidos, pois têm químicos e podem irritar a pele. Prefira algodão e água morna. Tanto os meninos quanto as meninas devem ser limpos da frente para trás.

Visitas

No primeiro mês de vida do bebê, as visitas são pouco indicadas. O recomendado é só familiares e amigos próximos, desde que todos estejam com boa condição de saúde.

Antes de tocar ou pegar o recém-nascido, é extremamente importante lavar as mãos e os braços, e usar álcool em gel, pois o sistema imunológico ainda não se desenvolveu completamente. Além disso, as visitas devem ser curtas e durar cerca de 15 minutos.

Modinha dos primeiros passinhos

O recomendado é sandálias e esportivos de calce fácil! Principalmente porque são mais fáceis de acomodar esses pezinhos e permitir o ajuste adequado. E tá permitido usar diferentes cores e detalhes para esses lookinhos que renderão fotos incríveis!