Conheça os benefícios do convívio entre crianças e bichinhos
O desenvolvimento da empatia e a diminuição dos níveis de ansiedade constam nesta lista.
Nem todos os pais sabem que o convívio dos filhos com bichinhos de estimação, como os cachorrinhos, auxilia o desenvolvimento positivo da área emocional deles. Noções de cuidado, compaixão, empatia, reciprocidade…. Uma bagagem de aprendizados que é levada para a vida, pois eles passam a tratar as pessoas e a ver o mundo da mesma forma.
É claro que há outros benefícios! Vem conferir:
1. Cuidado e compromisso
Ter um pet é sinônimo de responsabilidade. Uma vez inserido na rotina, a criança poderá assumir pequenas tarefas (de acordo com sua idade) para se relacionar mais com o bichinho de estimação, como colocar comida, servir água e brincar. Isso vai estimular o senso de participação que a deixará mais ativa e atenta devido a esse compromisso frequente.
2. Uma amizade tagarela
Os bichinhos de estimação garantem um espaço sem julgamentos. Por isso que os pequenos se sentem livres para conversar e criar seus próprios jeitos de interação. As habilidades verbais se beneficiam e a troca traz bem-estar emocional por meio da gentileza e do afeto.
3. Contribuir para a saúde
Os pets são aliados quando falamos de saúde mental, não só por reconhecer seus donos como as melhores pessoas do mundo, como também por acolhê-los em dias bons ou ruins. O abraço gostoso, além de firmar o senso de lealdade, diminui a tristeza e a impressão de solidão. A interação acaba por amadurecer, inclusive, a autoestima e a autoconfiança, além de ter a possibilidade de diminuir a pressão sanguínea e os níveis de ansiedade e de estresse.
4. Conversas difíceis
Os temas difíceis surgem nas doenças e na perda do amigão. É importante gerar tais conversas, pois as emoções negativas também influenciam no amadurecimento da criançada.
5. Reunir a família
Uma vez no lar, o bichinho de estimação se torna parte da família e a família tem tudo para ficar mais unida. Justamente porque o cuidado requer trabalho em grupo e cooperação.
Dica amiga: esse desejo da turminha requer planejamento e rotina consistente, pois falamos de um serzinho que também tem emoções e necessidades. A decisão precisa render uma experiência positiva para todos visto que é uma atenção pelo resto da vida do pet.
Você sabia?
Que, segundo o Instituto Pet Brasil, a população canina e felina, alojada em Organizações Não Governamentais (ONGs) e instituições, é de cerca de 172 mil animaizinhos, sendo 96% cães e os outros 4% gatinhos?
E que as adoções de pets aumentaram (eba, notícia boa!) nos últimos 16 meses?
Que o “Dezembro Verde” é o mês dedicado à conscientização contra o abandono e maus-tratos aos animais?
Que a Leka e Leko são tão apaixonados por animais e também têm bichinhos de estimação? Conheçam a Lecat e o Lekão, grandes companheiros!
Juntos, eles se divertem demais, construindo momentos de afeto e amizade. E ainda fazem moda! Sim, a alegria e o estilo dessas criaturinhas de quatro patas é tanta que estampas e apliques inspirados nesses pequenos amiguinhos são o maior sucesso nos calçados da Molekinha e do Molekinho.