Escolha o calçado ideal para as crianças
A tendência é fundamental para os pequenos, claro, mas comodidade é ainda mais importante.
Quando o assunto é moda infantil, as mamães e os papais ficam atentos às últimas novidades. Se o tema é calçado, a atenção redobra, já que escolher corretamente o que a criançada usará é importante, pois isso influencia diretamente no desenvolvimento.
A cada temporada, o mundinho fashion lança uma variedade de esportivos, sapatilhas, slides, flats e sandálias para atender o gosto da garotada. A Molekinha e Molekinho têm sempre lançamentos, hein? Mas, na hora da compra, a decisão merece cuidado, pois a opção errada pode interferir, de certa forma, na saúde dos pés dessas pessoinhas.
Tanto para os maiorzinhos, que já correm independentes por aí, quanto para os bebês, que arriscam lentamente o caminhar, a função principal do calçado é acolher os pezinhos e facilitar a mobilidade. Para garantir que essas demandas sejam realizadas, e dentro da moda, a Leka e o Leko separaram dicas de como escolher o melhor modelo — e deixaram tabelas para ajudar na hora de saber qual número adequado para cada idade.
Anota aí:
Leve em conta o melhor material
A galerinha brinca, corre e, consequentemente, transpira. Por isso, a escolha do sapato deve considerar material e até mesmo tecnologias aplicadas. Antes dos primeiros passinhos, o calçado tem como objetivo proteger a pele sensível. Portanto, nada de acabamentos rígidos, com enfeites que possam causar algum tipo de irritação e que apertam muito. Quando possível, escolha por velcros, especialmente para os bebês.
Já para as crianças maiores, opte por aqueles que se moldam anatomicamente aos pés. Algo que acontece com os feitos em knit (uma malha supermaleável). Lembre-se de se atentar aos modelos que permitem o livre movimento dos dedos e tornozelos.
Somente infantil
A conexão com a moda, especialmente da parte das meninas, é sinônimo de ver nascer uma/um minifashionista em casa. Nesse caso, não é difícil ver os olhinhos brilharem quando encontram calçados semelhantes aos dos adultos que admiram. Os fabricantes oferecem vários tipos diferentes e, por mais que sejam lindos e fofos, é preciso conter a emoção. Seus filhos devem usar sapatos destinados à própria faixa etária.
A segurança no calce deve andar lado a lado com as tendências. Para as meninas que querem usar salto como a mamãe, opte por calçados com no máximo 2 cm de altura, mas, de novo, que seja fabricado em material flexível. Até porque quando compostos com acabamentos de baixa qualidade, sem proporcionar equilíbrio, por exemplo, pode ocorrer problemas ortopédicos. Em parte, porque os pezinhos terão que se esforçar o dobro para se acomodar e/ou o tamanho inapropriado pode impulsionar a pisada incorretamente.
Verifique o tamanho correto
Na infância, sabemos que o crescimento acontece na velocidade da luz e, muitas vezes, os calçados são comprados em tamanhos maiores. A questão é: um sapato maior ao pé pode causar desequilíbrio e quedas, e até limitar os movimentos. Já um com tamanho inadequado, restringe e ocasiona a má-formação das unhas e dos pés como um todo.
A dica é acompanhar o desenvolvimento. Veja se o modelo não sai do pé enquanto caminha e se há pelo menos 1 cm de espaço entre a ponta do dedo e a do calçado.
Flexibilidade é tudo
O calçado infantil deve permitir movimentos livres da articulação do tornozelo, como levantar e abaixar o pé. Principalmente para não reprimir o fluxo sanguíneo, que pode resultar em problemas de saúde. Além de detalhes que favorecem o calce (como cadarços e os já mencionados velcros), analise a flexibilidade do solado também.
Para quem corre e pula a todo momento, cheque se o material é resistente, funcional, leve e com amortecimento. Observe, inclusive, se a sola vai evitar que o pequeno derrape durante as brincadeiras.
Com a Molekinha e Molekinho, a turminha contará com o toque macio de materiais que oferecem aconchego, solado antiderrapante, tecnologia que deixa os pés sequinhos, forro com espuma fofa e forração em tecido antimicrobiano, várias possibilidades de calce fácil e muito estilo!