Os benefícios do brincar no desenvolvimento infantil
As brincadeiras ensinam sobre autonomia, gostos e maneiras de deixar a criança mais ativa.
Vivemos em uma realidade cada vez mais tecnológica, o que botou em xeque o real significado do brincar. Como brincar atualmente e se o brincar é ainda necessário quando visto como sugestão de pausa para aliviar a rotina atarefada da família. A presença das telas de um computador continua mais atraente que andar de bike, além de ser vista como uma interação prática para a galerinha enquanto os pais seguem com seus compromissos diários.
Os tempos podem ter mudado, mas o brincar continua sendo extremamente necessário quando falamos de desenvolvimento infantil. Daquele jeitinho de experienciar o melhor dos arredores ao mesmo tempo que se alcança o bem-estar físico e emocional. Um momento que inclui os adultos que, entre brincadeiras, encontram a oportunidade de se envolver plenamente na vida dos filhos (e vice-versa) e de criar memórias positivas na infância.
Pontos positivos do brincar
As crianças já nascem interessadas em ludicidade. Desde os móbiles, que estimulam os bebês, até brinquedos mais elaborados, elas querem tocar, experimentar e comentar. Elas são naturalmente curiosas e o brincar é uma forma de sanar e de elaborar essa curiosidade.
Entre a escolinha, e outras atividades extracurriculares, o brincar é aquele espacinho na rotina em que os pequenos agirão com naturalidade para criar e extravasar as energias. E não precisa ser nada complexo, pois os pais podem se voltar para as brincadeiras do passado e introduzi-las para a pessoinha que definitivamente já é de outra geração. Como dizem por aí, “as brincadeiras raiz”, como pular corda, esconde-esconde, pega-pega, dança da cadeira.
Vale dizer que o brincar cabe na categoria de atividade física. Correr, pular e dançar fazem um bem danado para a coordenação motora e liberam endorfina – que pode ajudar a turminha a dormir melhor. Bacana, né?
E pausa para uma dica esperta de estilo, afinal, os meninos precisam de muito bem-estar em suas atividades. Molekinho garante toda a segurança com calçados na tecnologia Soft Gel - cápsula em gel na região do calcanhar que reduz o impacto e proporciona um caminhar ainda mais macio. E ainda apresentam um visual mega divertido em modelos chunky, estampa camuflada e detalhes em neon. Irado!
A Molekinha também tem modelinhos para as meninas que combinam muita moda e tecnologia. O EVA - presente no solado de tênis e em palmilhas de sandálias - proporciona aquela maciez extra para os delicados pezinhos. E fora a modinha que encanta as garotas de todas as idades, inclusive bebês: holográfico, apliques de margaridas, glitter e metalizado. Demais né?
É muito estilo para a galerinha desfrutar de outros benefícios do brincar, como a chance de inventar as brincadeiras. Isso desenvolve a imaginação e a iniciativa. Automaticamente, se aguça os sentidos e o raciocínio, abrindo oportunidades para novas competências que fortalecem a autoconfiança e a resiliência.
E muito dessa resiliência se aprende ao dividir os brinquedos. Por se tratar de uma interação que inspira a estar e a trabalhar em grupo, se aprende a compartilhar/negociar em meio aos conflitos e a entender regras (que também se apresentam quando o brincar acontece em casa).
Os pais se beneficiam?
Sim!! Os adultos começam a se comunicar e a se organizar melhor para estar com os filhos. Sem contar que esse tempinho alivia frustrações e permite a captura de uma narrativa da perspectiva da criançada. Seja em casa ou em um parque, o brincar é um novo olhar para o mundo exterior e interior. Um instante livre em que todo mundo fica mais alegre!
Curtiu? Confira mais opções Molekinho e Molekinha na galeria abaixo: