Vamos nos divertir muito com a família no Dia das Bruxas?
Preparem-se para muitas brincadeiras nessa data que encanta pequenos de todas as idades!
A palavra Halloween é uma abreviação de "Noite de Todas as Relíquias" e remonta ao antigo festival celta de Samhain que, centenas de anos atrás, marcava o final da temporada de colheita e o início do inverno (lembrem-se que os celtas viviam no hemisfério norte e suas estações são o oposto das nossas). Os povos dessa cultura acreditavam que essa transição sazonal era uma ponte para o mundo dos mortos. Por isso, todo esse caráter “mal-assombrado” da data, como nos filmes, onde a decoração é cheia de fantasmas, bruxinhas e abóboras com carinhas nada simpáticas (que são chamadas de Jack-o'-lantern). E o uso de fantasias e distribuição de doces, claro!
Acredita-se que a Irlanda seja o local de nascimento do Dia das Bruxas. Dali, a tradição se espalhou pelo mundo junto com a imigração dos irlandeses. A ideia de que as crianças façam travessuras ou ganhem doces neste dia vem da antiga tradição celta de distribuir guloseimas e comida para tranquilizar os espíritos que “vagavam” pelas ruas durante o festival de Samhain. E as fantasias eram usadas ??porque se acreditava que as fronteiras entre os vivos e os mortos ficavam mais tênues no dia 31 de outubro, fazendo com que esses trajes e máscaras servissem de disfarce para ninguém ser reconhecido como humano.
Mas e as abóboras? Vocês já devem tê-las visto nos supermercados, instigando o imaginário da criançada, né? Olhem só: as abóboras como lanternas são também um costume celta que visa dar as boas-vindas aos espíritos de ancestrais falecidos, ao mesmo tempo em que afasta os maus espíritos.
Agora que você já sabe um pouco da história do Dia das Bruxas, por que não organizar uma festa com seus filhos e amigos? Lembrem-se que para decorar, o vermelho, laranja, branco, roxo e preto são cores tipicamente associadas à celebração.
Comece pela sua casa: máscaras de bruxas, pequenos morcegos e aranhas feitos com materiais recicláveis são ótimas opções! Coloque os pequenos para ajudar e inventar juntos todos os detalhes. Se for possível, invista nas abóboras e, para segurança de todos, utilizem lanternas em vez de velas para iluminar o interior delas, combinado?
Brincadeiras: a primeira coisa que as crianças pensam nesse período é doces! Vocês podem se reunir para criar saquinhos customizados com a temática e, quem sabe, distribuir alguns mimos para outras da vizinhança (vai ser tudo de bom!). Outra dica é os desenhos para colorir especial Halloween que foram feitos pela Leka e o Leko!
Maratonem filmes com a temática: hora do cineminha em casa! Que tal uma sessão de A Família Addams, Coraline, Gasparzinho (os pais também têm direito a doses de nostalgia!!), Viva – A Vida É uma Festa e Hotel Transilvânia? A turminha vai amar!
Fantasias: deixe que as crianças escolham o que querem vestir! Às vezes, elas nem querem um traje elaborado, mas misturar tudo que gostam no mesmo lookinho, se esconder embaixo de lençóis para serem fantasminhas que correm atrás dos pais ou fazer uma maquiagem daora! Para acompanhá-los, a Molekinha e o Molekinho têm linhas com solado antiderrapante, efeitos em LED e brilho, e tons do Dia das Bruxas para meninas e meninos aproveitarem com glamourzinho e segurança a festa mais esperada da temporada!
Outra curiosidade do dia 31 de outubro é a comemoração do Dia do Saci! A escolha se deu no intuito de valorizar o folclore e promover a cultura nacional. Então, aproveitem também e explorem o personagem que faz parte da nossa tradição. A família pode inserir na decoração gorros vermelhos e fazer uma roda de leitura sobre as lendas.