Criatividade e autonomia infantil | 09.06.2023

3 experiências caseiras para fazer em família

Hora de botar a cuca para funcionar pequenos cientistas!

 

A ciência desempenha um papel importante na vida das crianças. Sabe por quê? Porque desenvolve as habilidades de comunicação, o pensamento crítico, a resolução de problemas e o raciocínio lógico. E, além do que essa turminha aprende em sala de aula, os pais podem contribuir um tiquinho mais ao transformar um cantinho da casa em um laboratório. Eba!

 

Afinal, se envolver com essa disciplina tão essencial para o nosso conhecimento, cheia de fórmulas secretas, resultados maravilhosos e conteúdos online superbacanas (como o programa Pequenos Cientistas que deixará muitos pais com nostalgia, o livro “Costa Lima: Um Cientista, um Laboratório e uma Coleção de Insetos” e aquelas listas que amamos com as principais cientistas brasileiras), também encoraja o trabalho em equipe. Então, bora se organizar para colocar em prática essas três experiências caseiras?

 

  1. Pergunta séria: o ovo boia ou afunda, hein? A criançada pode tomar a iniciativa de colocar um ovo dentro de um copo de água com açúcar preenchido pela metade. Os minutos de suspense valem a pena, pois o ovo afundará. Agora, se vocês forem ousados, testem com água salgada. Basta dissolver sal de cozinha e shazam: o ovo flutuará no meio do copo.

 

Essa experiência ensina sobre densidade de maneira questionadora e envolvente, pois cada pessoinha lidará com uma atmosfera de charadas para adivinhar se o ovo boia ou afunda.

 

  1. Testemunhem algumas alterações no estado físico da água: evaporação, condensação e precipitação. Adicione água até a metade de um saco plástico e, para deixar mais lúdico, vocês podem aplicar corante azul. Depois, feche-o bem fechadinho e, assim que um dia quentinho chegar, coloque-o em exposição no calor. Caso esteja friozinho, os papais e as mamães podem ajudar a usar o secador de cabelo para acelerar o processo (mas atenção para não derreter o plástico e, claro, um cuidadinho maior no manuseio para evitar que os pequenos se machuquem, combinado?).

 

Tcharam! Ao aquecer o saco plástico, vocês observarão como a água se transforma em vapor e evapora (evaporação). Conforme a umidade aumenta lá dentro, o ar diminui e parte do vapor se condensa novamente em gotas de água (condensação). E essas gotinhas representam a precipitação, ficando espalhadas e, uau!, iguaizinhas a nossa chuva.

 

  1. É verdade esse bilhete: quem lembra desse #TBT? Dá para resgatar esse antigo hit das redes sociais ao fazer tinta invisível com suco de limão!!! Do lado mais secreto do laboratório, pais e filhos podem separar os seguintes ingredientes – uma vasilha pequena com suco de limão, luvas de plástico (para não manchar os dedinhos), hastes flexíveis e papéis que possam ser reaproveitados. Daí, molhe a pontinha do algodão no suco de limão para escrever lindas mensagens que serão desvendadas em contato com alguma fonte segura de calor (com supervisão de adultos, pois pode ser uma vela ou lâmpada incandescente). Vai ser daora!

 

Aaaa! É indicado não fazer essa experiência no Sol e lavar as mãos após o contato com o limão. Duas atitudes do bem que evitam queimaduras na pele por causa da acidez da fruta.

 

Experiências científicas satisfazem a curiosidade da garotada! Então, sempre que puder, embarque nessas dinâmicas com seus filhos, pois se estimula também a imaginação e vai que tem um cientista escondido na família!! E esses pezinhos que amam explorar merecem bem-estar com uma modinha que combina demais com o lookinho de jalequinho: tênis esportivos e sapatilhas megaaa macios, com tonalidades que expressam autenticidade e bastante charminho.

 

Conheça as coleções:

 

Coleção Molekinha & Coleção Molekinho