Criatividade e autonomia infantil | 09.12.2022

5 dicas de decoração natalina para fazer com as crianças

Ho ho ho! Quem está a fim de reunir a família e deixar cada cantinho da casa preparado para a chegada do Papai Noel, hein?

Pisca-pisca, enfeites e guirlandas coloridas são alguns itens essenciais para transformar sua casa em um episódio especial de Natal. Do jeitinho que acontece nas séries e nos desenhos que a criançada ama! Deu uma animada, né? Óbvio que sim, afinal, este é o momento do ano em que se compartilha presentes e comidinhas. Além de ser uma oportunidade de aprendizado sobre qualidades valiosas e que serão úteis na vida adulta, como bondade, perdão, compreensão, gentileza e empatia. Inclusive, para trazer os pequenos que dizem que não gostam da data para contribuir, pois, às vezes, pode ser uma resposta de quem quer pertencimento por não se sentir assim em outros ambientes.

Em conjunto com essas tradições está a decoração. Dá sempre para ter ideias mágicas por ser um espaço ideal para estimular a criatividade. Pensando nisso, a Leka e o Leko separaram dicas maneiríssimas para a família, que têm tudo a ver com reaproveitar e dar um novo significado ao que vocês já possuem.

1) Use palitos de picolé para construir uma guirlanda. Pinte-os com as cores natalinas e cole-os um junto ao outro até que formem um círculo, criando camadas para que fique firme. Depois, cole um lindo laço! Fica a dica: não se preocupem com estar perfeito, já que esse é um instante para ensinar sobre imperfeições. Outras sugestões: Estrela de Natal ou Rena (só clicar nos links para acompanhar o tutorial no nosso canal!)

2) O sonho é ter um globo de neve? Resgate os potes de vidro abandonados no armário. Permita que seus filhos tomem as rédeas ao pintarem as tampas e decidirem quais enfeites que não foram pendurados na árvore de Natal serão colados do lado de dentro. Em seguida, preencha com neve falsa, purpurina ou papéis coloridos.

3) Não tem interesse em investir em uma árvore de Natal, mas algum baixinho faz questão? Os cartões natalinos são ótimos para decorar e vocês podem elaborá-los com materiais escolares, como cartolina. Depois de finalizados, coloque-os em exibição, seguros em um barbante e em lugares acessíveis, como a estante. Ou, sem medo de ser feliz, cole-os na parede no formato da árvore para compor o visual festivo. Para mais detalhes: no nosso canal, tem tutorial para fazer um Pinheiro de Natal Reciclado e um Cartão de Natal 3D.

4) Se há algo que brasileiro ama é canecas! E elas podem substituir as cobiçadas meias natalinas. O processo é o mesmo: cada uma é para um membro da família e basta enchê-la com guloseimas e qualquer outra coisa que represente a festividade. Depois da ceia, esse pode ser o segundo round para curtir a doçura dessa data incrível.

5) Possui enfeites de Natal do ano anterior, mas deseja uma aparência nova sem gastar muito? É hora de ir ao ateliê! Está autorizado a imaginação correr solta: vale pintar, encapar, adicionar glitter, seguindo o gosto pessoal.

Mas e os presentes?

É a pergunta que a turminha fará assim que o especial de Natal começar e claroooo que eles fazem parte da decoração, empacotados com capricho e carinho pelas mamães e papais. Na curadoria Molekinha e Molekinho de hoje, sugerimos sandálias com acabamento em glitter, strass e saltinho geométrico (numeração a partir do 26) em acrílico, além de apliques maximalistas que expressam afetividade para render o match entre irmãzinhas.

Para os meninos, papetes com fecho em velcro (proporcionando segurança e flexibilidade ao calce) e sandália de dedo com tom minimalista para deixar o lookinho pra lá de elegante e confortável. Todos os produtos são feitos com materiais fofinhos, prontos para interagir com o Natal que merece bem-estar e aconchego aos pezinhos. Para mais opções de presentinhos: Coleção Molekinha // Coleção Molekinho