Aplicando o método montessoriano no quarto infantil
Conhecendo um pouco mais sobre a arquitetura que prolonga os estímulos de aprendizado.
O método montessoriano é popular entre pedagogos e faz referência ao método educacional elaborado por Maria Montessori. Ele promove uma educação positiva para melhor atender o desenvolvimento do cérebro das crianças, respeitando a individualidade ao mesmo tempo que estimula a autoconfiança. Sua presença está em sala de aula ou em casa, pois são lugares que podem garantir as melhores ferramentas para que a galerinha tenha autonomia nas escolhas.
Aplicá-lo parece um tantinho complicado, especialmente porque é importante pesquisar e se antenar profundamente sobre o assunto. Porém, para as mamães e os papais leigos, saiba que agregá-lo ao convívio é caminho para impulsionar, além da independência, a concentração, a criatividade e a curiosidade. E, num primeiro momento, é importante pensar nos espaços que contribuam para esse processo e um deles, definitivamente, é o quarto infantil.
Leve os seguintes fatores em conta:
Simplicidade: os gostos das crianças mudam constantemente, então, fica claro com o passar dos anos que elas não necessitam de muita coisa ao redor. Daí, entramos no minimalismo que gira em torno da regra de menos é mais, abrindo para a seleção de itens que favoreçam de alguma forma o interesse e o aprendizado delas (e isso inclui os brinquedos). Pense que, para o método funcionar com sucesso, tudo ao redor tem que ser tranquilizante e relaxante (inclusive as cores que precisam ser neutras e ter janelas que permitam a luz natural).
Organização: o ambiente é focado para beneficiar a autonomia física e emocional. E a autonomia emocional leva em consideração as escolhas dos pequenos (que precisam ter fácil acesso aos itens) e a quantidade de estímulos (que pede o quarto localizado no ponto mais tranquilo da casa). Evite dispositivos eletrônicos em excesso para não afetar o silêncio e a concentração.
Acessibilidade: essa palavrinha cabe ao quesito organização, pois o espaço tem que permitir que a galerinha consiga se mover sem intervenção de um adulto (lembre-se da independência nas escolhas). A segurança é importantíssima quando se trata dos primeiros passos rumo à autonomia e o ambiente tem que estar preparado, sem chances de quedas ou tropeços.
União dos espaços: o universo infantil e o adulto precisam ser pensados como um só na hora de aplicar o método montessoriano. Isso rende aproximação de todas as partes. Sem contar que os pais ficarão atentos no desenvolvimento dos filhos, verão como eles interagem com o ambiente, o que precisa ser alterado ao longo do processo para continuar garantindo conforto físico e emocional.
Dicas de itens:
Espelho: o objeto é dica frequente para estimular os bebês. Mostrá-los ao seu próprio reflexo, na companhia dos pais, traz o reconhecimento sobre sua existência (rostinho, corpinho, ruídos). Além de ser um campo ideal para acompanhar o desenvolvimento deles.
Barra de apoio: junto ao espelho (pode ser de frente) pode ficar a barra de apoio que precisa ter a altura da criança. O item dará estabilidade quando chegar o momento dela em tentar ficar de pé e seu comprimento será eficiente para direcionar e impulsionar o caminhar.
Móveis: além das escolhas padrão que os papais e as mamães conhecem bem na hora de decorar e organizar o quarto infantil, inclua prateleiras e estantes, projetadas para o alcance dos filhos. Mesinha de estudos também, pensada para atividades solo e para preservar a concentração. Cestos e bauzinhos são válidos de incluir até para facilitar a organização do ambiente e determinar itens de fácil acesso (e os brinquedos favoritos agradecem).
Cama: o método montessoriano recomenda que, dependendo da idade, um colchão ao pé da cama dos pais é o suficiente, pois o espacinho tem que ser focado para inspirar o movimento. Na melhor das hipóteses, uma cama baixa vale, dona de proteção nas laterais para assegurar a turma dos primeiros meses. O intuito é que, independentemente de não terem as rédeas sobre a hora de dormir, exista acesso à cama sem precisar de ajuda e que seja acolhedora.
Banquinhos e escadas: muito bem-vindos para inspirar a autonomia das crianças (e eles podem transitar em vários cômodos da casa, como na cozinha na hora de cozinhar). Esses itens ajudam no alcance da pia para escovar os dentes, por exemplo, e pegar as roupinhas.
Falando em pegar as roupinhas...
Se possível, tenha um guarda-roupa voltado apenas para a galerinha. O móvel favorece o tino da escolha, além de ensinar sobre temperatura, organização, limpeza e cuidado com os pertences. Caso não exista uma forma de tê-lo exclusivamente, caixas de armazenamento transparentes servem, especialmente para o que é utilizado mais vezes. Caso o item for para adultos, utilize banquinhos ou cadeiras próprios para a idade a fim de facilitar o alcance.
Roupas: para melhor proveito e aprendizado, sempre apresente as peças, uma de cada vez, aos pequenos. Quando forem maiorzinhos, explique como dobrar e indique onde os pertences devem ser guardados. Deixe-os sempre à vontade para explorar, aproveitando o próprio tempo para se trocar. Quanto mais prática, mais cada um desenvolverá essa habilidade.
Calçados: calce fácil e aspectos lúdicos são importantes, como velcros e tiras ajustáveis. Os produtos da Molekinha e do Molekinho possuem essas características, deslizando sem pressionar os pezinhos e impulsionando a autonomia. Logo, as crianças aprenderão sobre o lado direito e esquerdo, tornando os detalhes ainda mais essenciais, pois serão suas formas de identificação. Evite cadarços no início desse processo, especialmente para evitar quedas.
E sobre a segurança!
Apesar de ser uma questão embutida na hora de pensar sobre organizar os móveis do quarto infantil, não custa nada dar o lembrete! Use protetores e lacres nas tomadas, nas quinas dos móveis, nas janelas e no que mais for necessário para os pequenos circularem sem riscos.
E, ah!, as opções de calce fácil da marca também têm solado antiderrapante e palmilha antibacteriana. Protegendo ainda mais esse time que curtirá à beça o próprio quarto infantil.