Quais são os benefícios da ludicidade?
Quais são os benefícios da ludicidade? Ela pode ser o segredo do sucesso para o desenvolvimento criativo e motor de seus filhos.
Para a formação de uma criança, uma palavra precisa estar na sua cabeça: ludicidade. Mas qual o significado dessa palavra? Ela está relacionada ao jogo ou divertimento, relativa ao que serve para divertir ou dar prazer. Trata-se de um elemento importantíssimo na educação e no desenvolvimento dos pequenos.
O segredo da ludicidade já está por trás de boa parte das práticas pedagógicas da educação básica, mas, agora, pode estar também na sua casa para estimular o crescimento. Como já falamos da importância do lúdico, chegou a hora de entendermos mais a fundo do que se trata. Vem com a gente nesta jornada de conhecimento!
Por que a ludicidade tem efeitos tão vantajosos?
Porque proporciona a essas pessoinhas a possibilidade de construir a imaginação, de aprender a distinguir o real do imaginário e de influenciar quem elas podem se tornar na vida adulta. Além disso, ajuda no desenvolvimento cognitivo, motor e criativo, favorecendo a socialização e as habilidades interativas. Com a ludicidade, a galerinha se torna mais espontânea, aprende regras, limites e potencialidades.
A ludicidade significa também aprender, sendo recomendada por grandes pensadores da educação infantil, como Maria Montessori (que criou o método montessoriano). Justamente porque as crianças brincam porque gostam de brincar, como atividade voluntária. Por isso é uma atividade de liberdade e que cria uma relação intensa com o ambiente social e físico. Em relação às outras pessoas e aos ambientes, a turminha que brinca cria um mundo lúdico diferente do “mundo comum”, usando ritmos, regras e personagens.
Análises detalhadas das interações pais-bebês, por exemplo, mostram como um mundo de brincadeiras compartilhado é criado. O bebê e os pais se comunicam imitando um ao outro, por meio do contato visual, revezando, variando e improvisando sons e gestos. Isso revela que o brincar costuma ter o caráter de uma série de ações repetidas, onde se cria um círculo mágico. E nesse círculo mágico que as crianças constroem seu próprio mundo subjetivo e lá elas são protagonistas. Encontrando também alívio de experiências que as sobrecarregaram no dia a dia.
Sem contar que a ludicidade é considerada indispensável à saúde física, emocional e intelectual, não só no período da educação infantil, mas também no decorrer de toda a sua formação, inclusive da personalidade. Brincando, a criança inventa, descobre, aprende, vivencia e aprimora habilidades. E, de maneira geral, as atividades recreativas proporcionam o desenvolvimento do pensamento, da atenção, da concentração e da linguagem, além de estimular a autoconfiança, a curiosidade e a autonomia.
Leia também: Beneficíos do brincar no desenvolvimento infantil.
Como aplicar a ludicidade no dia a dia?
As brincadeiras podem ser feitas com elementos muito simples. Sucatas, elementos que façam som, ou que tenham luz, livros, caixas, lápis de cor, papel, o que a imaginação mandar! Para ajudar papais e mamães na tarefa de educar, os calçados que têm LED no solado da Molekinha e do Molekinho são ótimos recursos, pois o efeito pisca-pisca acarretado durante a pisada é elemento atrativo, inclusive, para os bebês. E esse visual lúdico contribui no desenvolvimento das crianças e ainda deixa a rotina muuuuito mais animada!
Leia também: O brincar é para todas as gerações!
Lembre-se, por fim, das dicas de nossa turminha! Segundo a Leka, a diversão está no ar! Para um visual autêntico, as garotas antenadas inspiram um universo lúdico em que a personalidade mora nos detalhes. Já o Leko aconselha para os meninos que, seguindo a evidência nas ruas e nas redes sociais, o tênis com LED é o campeão de audiência de quem sabe que estar na moda tem tudo a ver com grandes aventuras!
Atividades lúdicas proporcionam aos pequenos uma vivência de plenitude durante jogos e brincadeiras, como também em momentos de integração com os outros. Trata-se de uma ação em que é possível conhecer melhor a si mesmo e outras pessoas por meio de experiências que trabalham a percepção e a expressividade.
Olhe para esse processo com muita sensibilidade e uma postura afetiva, pois assim você encontrará o segredo do sucesso para interagir com seus filhos!