Bora curtir de montão a Copa do Mundo 2022?
O campeonato é uma celebração global que reúne as pessoas para criar memórias fora das telas.
Não tem jeito: todo mundo ama a Copa do Mundo! Podem ser torcedores vendo os jogos na TV, viajando pelo mundo para assistir às partidas pessoalmente ou vivendo o sonho de representar seu país em campo, o coração se esparrama depois de quatro anos de espera para acompanhar o maior evento do futebol. E a criançada adora, ainda mais quando surge a oportunidade de decorar o bairro com a bandeira e desenhá-la em locais permitidos. E, neste ano, tudo acontecerá no Catar (também se escreve Qatar) e a Seleção Brasileira estreará no dia 24 de novembro, às 16h, contra a equipe da Sérvia.
Curiosidade: esta é a primeira Copa do Mundo realizada nos últimos meses do ano, pois é o período que o calor típico do Oriente Médio é mais ameno.
Como a família pode usufruir desse momento único?
- Qualquer modalidade esportiva revela experiências sobre a vida e elas podem ser usadas como referências. É possível conversar sobre o trabalho em equipe, ensinar sobre como é ótimo ganhar, mas perder também contribui para o amadurecimento e reavaliação do que é sucesso – e esse argumento pode ser apontado diante dos times que não saem vencedores e são cordiais a quem continua rumo à final.
- Os meninos são superfãs de determinados jogadores e é possível mencioná-los a partir de um ponto de vista positivo. Inúmeros atletas não só jogam, como se envolvem com filantropia. Ou seja, empatia na prática. Para as meninas, faça o mesmo ao apresentar a Seleção Feminina de futebol. Se alguém tiver um time predileto (fora o Brasil, claro!), ou se esse foi o esporte da infância, compartilhe. Mostre fotos, comente quais foram seus ídolos. É outra forma de celebrar a Copa!
- Dá para ser criativo durante o aquecimento pré-jogos e assim conhecer os países que se enfrentarão em campo. É uma maneira da criança se conectar com a própria herança, além de despertar a curiosidade para descobrir outros lugares, pessoas, idiomas, comidinhas e muito mais. Uma dica legal é investir no álbum da Copa, pois se tem o apoio das imagens. Fora que é uma nostalgia para vários pais que, com certeza, passaram essa fase trocando figurinhas – e isso pode acontecer ao vivaço entre vocês.
- Caso não dê para comprar o álbum de figurinhas, que tal fazer manualmente cartões com as partidas e o histórico-cultural de cada time? Pode ser com os papéis que ficam apoiados na impressora ou com cartolina. Não se esqueça de incluir os fatos mais bacanas sobre o evento, pois é um meio de aumentar o repertório e o vocabulário dos pequenos. Aproveite e faça o aquecimento para a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que rolará em 2023!
E se forem assistir aos jogos fora de casa, Molekinha e Molekinho têm tênis esportivos maravilhosos, que combinam com esse clima e são grandes aliados nas atividades físicas. Para as little girls, modelos de calce fácil, monocromáticos ou com mix de cores, como rosa mauve e siciliano (que, aliás, são a pura expressão do alto verão!). Para os little boys, variações do azul, tom da criatividade, com direito ao dinamismo do LED e a funcionalidade da malha em knit.
E vamos juntos torcer pelo Hexa!