Quais esportes são mais indicados na infância?
A Leka e o Leko compartilham uma lista de opções para que todos se animem e comecem a praticar.
Já tem um tempo que a época de brincar na rua e fazer atividades ao ar livre, entre amigos ou praticando exercícios físicos, foi trocada por ficar na frente da TV dando play no videogame, ou com o celular se distraindo com jogos/vídeos. No entanto, inserir outras alternativas, como esportes, tem papel importantíssimo nas áreas motoras, cognitivas, física e social da criança, e previne doenças.
São muitos benefícios que não podem ser deixados de lado e os pequenos não precisam abandonar de vez as distrações online. É interessante estabelecer uma rotina para que eles se mexam mais, pois a infância é a fase da vida mais relevante para criar hábitos, por isso, é muito bom reforçar aqueles que são positivos.
Os especialistas recomendam a prática de esportes de maneira equilibrada, respeitando as capacidades e as habilidades motoras da turminha. Eles não devem ser impostos e nem vistos como uma obrigação. Além de se exercitar, os baixinhos devem se divertir!
Por isso, cada um tem que gostar e ficar feliz com o esporte que escolheram.
Futebol
Um dos esportes preferidos do Leko! O futebol é o mais reverenciado e permanece sendo um dos prediletos dos meninos. Mas não vamos esquecer que tem muita menina boa de bola e que adora marcar gols!
Pode ser inserido a partir dos cinco anos e contribui no desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e compreensão do espaço ao redor.
Handebol
Esse esporte traz muitos benefícios para o corpo. Ele pode ser praticado a partir dos oito anos e auxilia na coordenação motora, melhora a respiração e tonifica a musculatura.
A participação no handebol também ensina aos pequenos a trabalhar em equipe e aprender a tomar decisões rápidas e objetivas, já que o jogo é bem dinâmico.
Vôlei
O esporte que a Leka adora, o vôlei proporciona a capacidade de executar movimentos rápidos de ação e reação, equilíbrio e controle. Promove resistência física, concentração e desenvolvimento das habilidades motoras infantis.
Indicado a partir dos sete anos, é um esporte versátil, exercitado em grupo, o que também ajuda na interatividade.
Basquete
O basquete é responsável pela evolução da agilidade, concentração, coordenação e melhorias no sistema cardiorrespiratório e no fortalecimento muscular. Ele é indicado a partir dos seis anos.
Artes marciais
Karatê, judô ou qualquer outra categoria, ajuda na desenvoltura, reflexos e reações, descarrega a energia e favorece a concentração. Além disso, aumenta a força, equilíbrio, velocidade e flexibilidade. E o mais bacana: o esporte ensina valores essenciais como a tolerância, responsabilidade e respeito.
A galerinha a partir dos quatro anos já pode investir nessas atividades.
Natação
A Leka e o Leko adoram ir juntos dar um mergulho! Esse é um esporte considerado completo para o desenvolvimento do corpo e também auxilia na respiração, coordenação motora, ativa a memória e proporciona flexibilidade. Os bebês também podem ser incluídos, a partir dos três ou quatro meses (consulte o pediatra).
Esporte é diversão!
Sabemos que a tecnologia tem desviado a atenção de grande parte dos esportes, mas nada como uma apresentação animada e lúdica para atrair os menos interessados. Se você quer que seu filho explore essa atividade, mostre as sugestões de maneira leve e descontraída, sem parecer que é uma obrigação a ser cumprida.
Uma ótima dica também é: assistir uma aula do esporte de mais afinidade, permitindo que participem sem pressão, e não cobre nenhum tipo de desempenho. Deixe cada criança sempre livre para curtir aquilo que mais adoram!
Decidiram o esporte? Não se esqueçam de incluir no lookinho os modelos esportivos da Molekinha e Molekinho. Todos feitos com materiais macios que protegem os pezinhos!