Criatividade e autonomia infantil | 15.07.2022

Como despertar a imaginação das crianças?

Saiba que ela deve ser sempre estimulada ao máximo pelos pais e educadores.

Dar asas à imaginação é sempre um bom incentivo para a criatividade. E como os pequenos são criativos! Quem nunca se perdeu nas histórias fantásticas que cada um deles compartilha, com detalhes incríveis e diferentes?

Imaginar vem da capacidade de combinar ideias, criar cenários e elaborar muitos planos mirabolantes que crianças e pré-adolescentes têm em mente. A maioria já conta com essa habilidade bem no comecinho da infância, onde todos os saberes que estão sendo acumulados são mixados e não reprimidos por nenhum tipo de vergonha.

Então, já que a imaginação permite a diversão de forma completa e sem amarras, garantindo que todos tenham uma vivência mais feliz e com experiências enriquecedoras, a Leka e o Leko separaram dicas para encorajar ainda mais a garotada:

Desenhar – Colocar folhas, lápis coloridos e giz de cera à disposição é, com certeza, um bom meio de desenvolver a imaginação. Diante daquele branco do papel, é possível projetar uma área cheia de informações. Às vezes, é até difícil de entender o que o pequeno/a pequena artista está desenhando, mas o lance mais legal é pedir que eles contem sobre suas criações. Nesse caso, prepare-se para o surpreendente!

Faz de conta – Essa é uma das brincadeiras mais escolhidas! Quantas vezes você não chegou no quarto e viu a transformação de um cômodo em uma sala de aula, com bonecas enfileiradas, prestando atenção na aula? Ou, então, não encontrou pelo jardim um paleontólogo, explorando uma região cheia de dinossauros? Quando se deparar nesse universo imaginativo, não fuja! Participe e viva esses momentos de aventura!

Explorar o mundo – A natureza pode ser muito inspiradora. Ir ao parque, conhecer lagos, praias, rios, e até fazer uma trilha leve, são ótimas opções para se aproximar do natural e conhecer de perto o que se vê pela TV e livros.

Criar uma história – Incentive a escrita! Tudo pode acontecer quando o conceito começa a fluir e você pode fazer parte ao contribuir com o roteiro. A criançada com frequência tem grandes insights e escrevê-los pode prometer um best-seller!

Apostar na ludicidade – Oficinas com brinquedos, reciclagem, combinar lookinhos com a família, adotar itens que estimulem os sentidos (como o LED nos calçados, estampas que se associam ao super-herói favorito e ursinhos que lembram doces) ou quaisquer atividades que promovam o afastamento das telas, permitem que a galerinha pense fora da caixa. Isso pode aliviar o estresse, originar uma atmosfera produtiva e não competitiva – o espaço perfeito para gerar novas ideias e iniciar processos criativos.

Anote: imaginar também ativa, entre outras competências, a curiosidade, fundamental para o aprendizado ao longo da vida. Além disso, desenvolve a capacidade de comunicação quando existe motivação para compartilhar o que se pensa e cria.