Reutilizando materiais para criar brinquedos com as crianças
A forma mais que perfeita para educar sobre sustentabilidade enquanto se cria objetos incríveis!
A Leka e o Leko perguntam: quem aí está antenado sobre a importância de reutilizar? A título de curiosidade, reutilizar é um dos 3 Rs da sustentabilidade (ficando entre reduzir e reciclar) e, por meio dessa atitude, se prolonga a vida útil de certos materiais antes de cedê-los para a reciclagem. Isso ajuda, vale dizer, a diminuir os níveis de poluição.
Então, o que tem aí para reutilizar e criar brinquedos? Reúna a criançada na oficina de grandes invenções e não se esqueça dos materiais para colorir e pintar à beça!
1) Trenzinhos e casinhas
Os trens mexem com o imaginário e podem ser feitos com caixas de papelão. Outra utilidade desse material é criar as tão sonhadas casinhas de boneca ou edifícios descolados. Quanto maior, melhor para encaixar os brinquedos, hein? PS: a galerinha pode liderar o design!
2) Jogo do anel
Hora de botar as garrafas plásticas pra jogo junto com as sobras do papelão utilizado nos itens acima. Uma caixa de sapatos também, pois é nela que as garrafas serão colocadas. Enquanto a galerinha pinta as garrafas, os pais recortam os anéis feitos no papelão, que precisam ter largura ampla para encaixar nas garrafas assim que lançados. Quem acertar mais, vence
3) Viagem espacial
Para a comunicação entre o tempo e o espaço, bastam duas latinhas e barbante para conectá-las de ponta a ponta. Aliás, tubos de rolos de papel higiênico, ou de papel toalha, servem para criar binóculos maneiríssimos. Fure as laterais e passe o barbante por eles a fim de criar o colar de apoio. Prontinho! Família equipada para uma jornada incrível.
4) Esculturinhas
Falando em tubos de papel higiênico/papel toalha, eles fazem sucesso para outras criações mirabolantes. Bora então se preparar para a exposição de esculturas cuja temática pode ser personagens favoritos dos pequenos? Olha o sucesso nas redes sociais!
5) Peixinhos
Pensou em jogar fora as luvas de látex ou de plástico? Nada disso! Os pequeninos podem aproveitar o banho na companhia de bichinhos aquáticos. As de plástico precisarão de preenchimento enquanto as de látex algumas sopradas resolvem. Amarre-as na região do pulso, para moldar a boca, e, depois, pinte os detalhes (use canetas apropriadas, ok?).
6) Aviões
Os pregadores quebraram? Segure-os, pois cada um deles serve de estrutura central do avião. A parte grossa será a cabine de controle e, decrescendo, as janelinhas serão pintadas. No papelão, desenhe as asas/cauda e depois recorte-as e cole-as no pregador. Fica a dica: os pregadores também podem se transformar em porta-canetas e móveis para bonecas!