Vem brincar com a Molekinha e o Molekinho!
Os jogos de tabuleiro estimulam várias habilidades intelectuais, emocionais e sociais.
O desafio está lançado: lazer + diversão é igual a? Se alguém aí falou aprender, acertou em cheio! E essa soma ainda revela o assunto bacaninha do post de hoje: jogos de tabuleiro. Uma ótima opção para os pequenos aproveitarem a companhia de outras crianças (ou dos irmãozinhos) e/ou dos pais. Todos pre-pa-ra-dos?
Quando o assunto é promover a aprendizagem, e de colocar em prática a concentração e a criatividade, os jogos de tabuleiro são mega indicados. Afinal, eles proporcionam tantos benefícios, veja só: ajuda a obter maior agilidade mental, a expandir competências estratégicas (como solucionar problemas e administrar o tempo), a respeitar as regras e a aceitar ganhar/perder. De maneira geral, cada partida estimula o desenvolvimento cognitivo e as habilidades sociais de um jeitinho envolvente e divertido. E tem mais, vem juntinho conosco aqui!
#1 Habilidades matemáticas: saiba que os jogos de tabuleiro são grandes aliados para despertar o interesse por essa disciplina, já que auxiliam no raciocínio matemático de forma leve e simples. Aqui entra também o exercício da concentração, da memória e da observação para planejar as próximas jogadas. Aaaa! E os pais podem deixar tudo mais lúdico, viu? Ééé! E a gente sabe bem que essas pessoinhas são extremamente visuais, bora então inspirá-las a somar, subtrair, multiplicar e dividir com as referências que estão ao alcance de vocês.
Use tabuleiros com contagem (contar as “casas” para avançar rumo à vitória), por exemplo.
#2 Expressão verbal: além de aperfeiçoarem as habilidades lógico-matemáticas, os jogos de tabuleiro têm tudo a ver com a linguagem/comunicação. Desde comentar a partida ou tentar negociar com o resto dos jogadores, conversar é uma parte essencial. Trocando figurinhas uns com os outros, a família colabora para que a garotada fique mais confiante nesse quesito e se sinta livre para questionar, compreender as instruções e descrever as próprias ideias.
#3 Pensamento lógico: em qualquer game, mamães e papais sabem que é preciso tomar decisões corretas para atingir um objetivo. E está aí um aprendizado para toda a vida, né? Os jogos de tabuleiro motivam as crianças a desenvolverem e aplicarem estratégias para vencer. É um momento descontraído que incentiva a lógica e o raciocínio analítico. Tem mais: essa experiência mostra o valor de ganhar e de perder, outra liçãozinha que nos acompanha para sempre. É a chance de ensinar sobre não culpar ninguém pelas derrotas e, fundamentalmente, reconhecer e aplaudir quando a vitória vai para outro participante.
Os jogos de tabuleiro oferecem muito entretenimento para meninas e meninos! E ficam ainda mais incríveis já que abrem espaço para a conexão daora com os coleguinhas da escola, outros parentes, vizinhos e a comunidade do bairro, dando a chance de fazer laços duradouros de amizade e criar memórias afetivas. Tanto para os pais quanto para os filhos, brincar é uma forma sensacional de trabalhar a inteligência emocional, como ser paciente, aumentar a autoestima e ter autonomia para resolver problemas.
A Molekinha e o Molekinho têm jogos de tabuleiro para vocês desfrutarem juntinhos:
Basta imprimir, separar os dados e curtir de montão!