A brincadeira é: aprender a organizar!
Tarefinhas bem distribuídas no dia a dia ensinam sobre a importância de cuidar dos próprios pertences, espaços e até dos lookinhos.
Organizar é mega divertido e rende vários aprendizados! Afinal, faz parte de ter uma rotina regular em casa para reduzir o tempo gasto em certas tarefas e deixar a galerinha de boinha. Além disso, promove a independência, já que a família estabelece metas e mantém o foco em cumpri-las. Algo que ajuda no futuro dos seus filhos, hein? Então, vamos embarcar nessa nova aventura juntos?
#1 Hora de priorizar!
O ponto de partida para ensiná-los sobre organização é explicar a diferença entre o que é urgente (tem curto prazo, como arrumar a caminha), importante (olha aí as lições de casa e outras atividades extracurriculares) e o que pode ser feito mais tarde (como dar play nas brincadeiras, por exemplo). Assim, vocês têm uma ideia de onde começar!
#2 Pequenos passinhos
Dividir tarefas longas é uma info que a turminha aprende nas aulas de matemática e funciona demais para desenvolver habilidades de organização, sabia? Aqui entra um xô preguiçaaa!! e aí todos se sentem estimulados ao perceberem que, uhull, dão conta! Peça gentilmente para guardarem os brinquedos e deixarem a mochila prontinha para as aulas. Dê uma forcinha se tiverem dificuldades. Ahhh, os irmãozinhos podem descobrir sobre colaborar um com o outro.
#3 Cada idade = metinhas diferentes
Se liga só! Dos 3 aos 5 anos, é bacana tornar tudinho um game, como da memória. Muito útil para desvendar as cores, em que cantinho ficam os objetos etc. Dos 6 aos 11, com muito mais autonomia, mamães e papais direcionam a melhor forma de organizar os pertences. Dos 12 em diante, dá para aliar um pouco de tecnologia, inserir devagarinho técnicas de administração do tempo e agendas ou planners. Faça como preferirem, tá bom?
#4 Alguém disse listas?
Ebaaaaa!! Sob a supervisão dos pais, vai ser incrível para as crianças maiorzinhas fazerem listas nos aplicativos (tem vários quando você joga na busca e fiquem atentos nas resenhas para baixá-los com segurança, ok?) com as tarefinhas e os horários. Outra sugestão é a querida planilha compartilhada ou aquelas lousinhas brancas e magnéticas. Tem também a versão "faça você mesmo", ideal para realizar em família. Veja só: escolham uma parede apropriada, demarquem um quadrado ou retângulo e, depois, usando tinta preta lavável, criem um quadro no estilo escolar, bem aí, na sua casa.
#5 E as roupas e os calçados?
Certifique-se de que gavetas e cômodas estejam ao alcance da galerinha. Uma boa referência para isso é o método montessoriano. Para ficar lúdico, use imagens ou etiquetas para identificar onde cada item deve ser guardado (é perfeito se você tem mais de um filho ou os irmãozinhos convivem em um quarto compartilhado). A garotada é atraída por elementos visuais e isso favorece um aprendizado claro e rápido.
Quando o assunto são os calçados da Molekinha, suas filhas conseguem ordenar por cores e aí fica tranquilinho encontrar a sapatilha e a bolsa tiracolo rosinhas com manta de brilho. No caso dos meninos, o tênis da escolinha e a papete do rolê do Molekinho podem ficar pertinhos, seguindo tonalidades semelhantes (bege e azul-marinho). Bora ensinar algo daora para a criançada?