A importância do contato com a natureza na infância
Um tempinho em áreas verdes dá a chance de desenvolver a consciência ambiental e de fazer novas amizades!
Biofilia é uma palavra que significa “amor às coisas vivas” e é frequentemente mencionada nas áreas de paisagismo e de arquitetura quando o foco é concretizar projetos que possuam características do mundo natural e que promovam bem-estar. Legal, né? Fica ainda mais legal porque a natureza é o foco, ponto essencial quando conversamos sobre como melhorar as experiências das crianças.
E a dica é simples: dar um jeitinho de estar em contato com a natureza!
Tal aproximação e envolvimento geram consciência sobre a vida e facilitam o aprendizado devido ao aumento na capacidade de atenção. Sem contar que brincadeiras nos parques, alongar na grama ou observar o pôr do sol garantem bem-estar mental, emocional e físico. E isso ainda é pouco perto de outras camadas que tornam essa troca importante para todas as fases da vida.
Para o visual desse momento, é bacana investir em produtos confortáveis e macios, que garantem bem a liberdade de movimentos dos pequenos. E Molekinha e Molekinho têm calçados incríveis para a criançada correr, brincar e se divertir pertinho da natureza. A dica são os tênis da linha Move, com PVC expandido no solado, proporcionando leveza extra e mais conforto no caminhar.
Além do conforto, as meninas vão amar e se amarrar nos chunky sneakers em detalhes como o holográfico, que fazem referências às telas, e os meninos, em modelinhos daora que trazem um mix de materiais. Além, é claro, do calce fácil dos tênis sem cadarço e itens como o velcro, que tornam o momento de vestir da turminha ainda mais divertido!
E agora, vamos conferir os benefícios para as crianças do contato com a natureza, veja só:
Consciência ambiental: a interação pode fazer com que a criançada desenvolva amor pela natureza. Emoção que molda e projeta um comportamento ambiental preocupado com a sua conservação. Além do ganho de noção de como interagir sem desrespeitá-la.
Novas experiências: em áreas verdes se captura novas texturas e se entende a função do que existe. Isso gera um forte engajamento com os arredores e que serve para sanar a curiosidade.
Atividades físicas: na natureza, todo mundo respira e se move melhor. Entre corridas, pedaladas e caminhadas, a autoestima progredirá em conjunto com a coordenação motora. De quebra, cada movimento aliviará o estresse e aprimorará a cognição e a flexibilidade.
Brincadeiras: essa vai para a galerinha que ainda não está na fase dos primeiros passinhos (ou estão quase lá!). A natureza é um ótimo estímulo para os bebês, que capturam nuances que também ajudam no desenvolvimento saudável do cérebro e impulsionam a linguagem. Para as pessoinhas maiorzinhas, não muito fãs de atividades físicas, o brincar é indispensável, pois fortalece o equilíbrio e inspira a colaboração.
Menos tempo com tecnologia: a turminha leva em consideração o comportamento dos pais, desde imitá-los até concluir o que é certo ou errado em determinadas situações. Então, fica a dica: uma família entusiasta da natureza influencia o largar das telas com mais tranquilidade.
Saúde mental: essa vivência pode ajudar a reduzir sintomas de ansiedade e de depressão em conjunto com atividades físicas programadas regularmente. As chances de sair da bolha e ter contato social espontâneo também aliviam a mente e trazem relaxamento.
A natureza está aí para nos estimular a cuidar da saúde (e dela também, hein?). Sendo assim, escolha pontos seguros, bons horários (especialmente por conta da exposição solar), leve água e lanchinhos. Monitore os pequenos e, sempre que puder, repita a dose!
Ah, e dá uma espiadinha nos sites Molekinha e Molekinho para conferir mais opções da linha Move: