Mexe-mexe | 06.01.2023

Chame a criançada para montar um roteiro de viagem

Alerta de férias: viajar aproxima as famílias por meio de experiências compartilhadas e muitaaaa diversão.

Partiu viagem, especialmente em família! Ainda mais durante as férias dos pequenos, que ficam empolgadíssimos com qualquer oportunidade de passar um tempo de qualidade fora de casa e, claro, na companhia dos pais. Viajar é sinônimo de várias coisas, como explorar novos lugares, aprender sobre novas culturas, ter bons momentos juntos longe da rotina diária e uma boa chance de mergulhar um tantinho a mais nos conhecimentos em Geografia.

As crianças são naturalmente curiosas e sempre querem saber mais. Durante as viagens, se prepare, pois cada uma delas vai querer realizar descobertas (favorecendo a independência), como sobre a comida que provarão e as atividades que se divertirão de montão. Não há dúvidas: viajar ensina a seus filhos a ver além do mundo que vivem, contribuindo para a resiliência e para aplicar a flexibilidade no dia a dia.

Então, que tal convidá-los para elaborar o roteiro da próxima aventura?

Antes de viajar

Acima de tudo: o destino tem que ser seguro, hein? Isso já é um objetivo! Depois, a família pode se reunir para listar os interesses, viabilidade, necessidades especiais, instalações e despesas. Vamos lembrar que todo mundo tem gostos diferentes e é válido expor as opiniões, principalmente para que os baixinhos se sintam parte disso.

Tem muito o que refletir sobre essa experiência. Ela será vivida ao ar livre em uma chácara ou em alguma cidade do interior? Vocês preferem um tempo quente ou ameno (pensamento importante para quem realizará uma viagem internacional)? Vocês querem relaxar ou se aventurar? Ou então querem ficar na praia ou estar em contato direto com a natureza? Esses questionamentos são alguns exemplos que ajudam a definir o destino.

Não se esqueça de levar em conta a alimentação disponível em cada local, especialmente se alguém tem alergias. Também analise a mobilidade nos pontos turísticos e a acomodação que deve se adequar ao tamanho da família. Ei, psiu, se a atividade for realizada em espaço aberto, não deixe de incluir ainda o protetor solar.

Leia também: A família caiu no tédio! Então, que tal um acampamento?

Planejando juntinhos

Filtre as opções para iniciar o planejamento real e oficial. E, sim, a galerinha está autorizada a se envolver nessa etapa também, pois assim é que começa a animação. Apesar dos pais estarem acostumados a viajar e terem os macetes de como organizar os processos, várias pessoinhas embarcarão pela primeira vez. Se possível, faça disso um evento e aproveite a imaginação da infância para criar listas, explorar mapas, bem no estilo Indiana Jones.

O mesmo se aplica ao arrumar as malas e tem ideias bacanas no Pinterest para orientar a família. Considere o tempo da viagem para evitar peso em excesso e o fato de que a garotada tende a trocar de roupa várias vezes ao dia, por isso, invista em peças leves e comfy. Outra sugestão é otimizar a quantidade de calçados para a bagagem ter mais espaço.

Fica a dica: um par de sandália (ou slide) e um par de tênis esportivo são o suficiente para meninas e meninos. Esses modelos são versáteis, inspiram lookinhos confortáveis e são parceiros de vários rolês (e pode incluir a clássica sandália de dedo). Com a Molekinha e o Molekinho, mamães e papais garantem à turminha calce macio que promove bem-estar e liberdade de movimentos.

Benefícios para as crianças

Viajar ensina sobre responsabilidade, instiga a imaginação e o senso de aventura. Além disso, permite a interação com algo novo, desperta o interesse pelo mundo, incentiva as habilidades sociais e proporciona um tempo para desacelerar.

A Leka e o Leko desejam uma ótima viagem e que vocês criem memórias incríveis!

Aaaa! Temos outro post daora sobre viajar: Como aproveitar as férias com a família?