Festa junina, iaiá! Vem pra animar, ioiô!
A alegria dessa época do ano une gerações em todos os cantinhos do Brasil.
É impossível junho não ser o queridão entre crianças de todas as idades, né? Além das férias estarem logo aí, você e seus filhos abrirão a roda porque ela vai entrar: a festa junina! Sabe, esse é um dos eventos mais populares da nossa cultura, então, família, daqui em diante, o moodzinho é esse: forró no pé, milho na mão e diversão no Arraiá.
E vocês já pararam para pensar sobre onde tudooooo isso começou? E quais são os pratos típicos das regiões brasileiras? Fiquem tranquilinhos, pois a Leka e o Leko têm uns fatos bacanérrimos para compartilhar e dar asas à imaginação dos pequenos. Ô trem bão, sô, bora conferir!
1) O ponto alto das festas juninas, principalmente em regiões nordestinas, como Caruaru (Pernambuco), conhecida pelo forró, e Campina Grande (Paraíba), sempre trending topic no assunto, acontece no dia 24 de junho. Período em que as festividades de São João entram em cena. Só que, antes e depois dessa comemoração, tem duas outras datas que seguem as tradições desse mês. Quem adivinhar ganha um saco de pipoca, oba!! Dá uma espiadinha na resposta: Santo Antônio (13 de junho) e São Pedro (29 de junho).
Curiosos sobre a origem dessa celebração? Leia também: As festas juninas são o momento!
2) Falando neles, cada um tem um tipo de fogueira! Anota aí: São João conta com chamas maiores, porque seu dia é relacionado ao seu nascimento, e as madeiras da lenha são colocadas no formato de cone. Na de Santo Antônio (o casamenteiro), elas assumem um quadrado. Já a de São Pedro (padroeiro dos pescadores e, olha só, essa foi sua profissão) tem base triangular. Com esse tema, opa, vai ser daora criar uma versão artificial para receber os convidados! E qual atração vem em seguida? Cai, cai, balão, uai, as quadrilhas! Dança que, tradicionalmente, representa uma forma de agradecimento aos três santos pela colheita realizada durante o ano.
3) Zoom nos detalhes que têm um arzinho de nostalgia e fotinhas ao lado de coleguinhas, professores, amigos próximos, parentes e até os pets (que podem curtir a caráter, queremos imagens para vários own!). As bandeirinhas e fitas coloridas enfeitam e deixam o ambiente bonitão. No passado, os balões, que hoje são proibidos no Brasil devido ao risco de incêndios, costumavam anunciar o início da festa, trazendo mais alegria para as pessoas – que tal brincar de origami para a decoração da casa ficar mais animada? As barracas temáticas, que a garotada vê e correeee para aproveitar, dão um toque imersivo, como uma viagem temporal sem sair do lugar! É sério: assim que chegamos, vemos outro mundinho incrível demais da conta, sô!
Ai, ai, é suspirinho que não acaba e ainda sobra, viu? Aliás, hora de conhecer comidinhas especiais e temos um post maneiro pra vocês: Pratos típicos para a festa junina da criançada.
4) Antes de ir à festa junina, ou à quermesse (outra curiosidade passando por aqui: o diferencial dela é acontecer por meio de uma igreja ou paróquia, tendo uma causa solidária envolvida, como doar roupas de frio e cobertores), é na sola da bota para elaborar produções caipiras repletas de charminho – e esses trajes tradicionais têm um tiquinho do modo de se vestir dos habitantes da zona rural de décadas atrás. É sim costume usar as cores vibrantes das bandeirinhas (azul, amarelo, vermelho e verde), mas dá pra utilizar outros tons também! As meninas vão arrasar com flores, rendas, saias com babados, e os meninos nem pensarão duas vezes em apostar na camisa xadrez e no jeans #fave (favorito). De filhos para mamães, papais e irmãozinhos, todo mundo complementa o visu com pintinhas e bigodinhos, tranças, chapéus de palha, lenços, o que tiver disponível! O importante é a criatividade rolar solta, combinado?
Para inspirar, sugestões mara de lookinhos:
https://it.pinterest.com/pin/5911043260042262/
https://it.pinterest.com/pin/321303754684287938/
https://it.pinterest.com/pin/9429480463691643/
https://it.pinterest.com/pin/430234570670678257/
https://it.pinterest.com/pin/211174974482655/
https://it.pinterest.com/pin/704813410458345513/
E os calçados da Molekinha e do Molekinho acompanham a galerinha com conforto (os materiais macios abraçam os pezinhos de forma anatômica) e segurança (solado antiderrapante!). As meninas têm duas opções: sapatilha Mary Jane com design square (quadrado) e esportivo com brilho metalizado para dar match com o acabamento puffer (acolchoado) da bolsa, dona de um lindo coração bordado na tampa. Para os meninos, a leveza da papete com fecho de contato (quem amou o ursinho na tira?) e modelos high-top (cano alto que vai até o tornozelo) se fizer friozinho (e tem uma versão fofaaaaa em rosa para as garotas!!).
Celebrar as festas juninas com os filhos é uma chance para se divertir, fortalecer os laços familiares, transmitir valores culturais e criar memórias inesquecíveis. Curtam bastante! <3