Já ouviu falar das academias infantis?
Elas contribuem para fortalecer a motivação, inspirar a socialização e aprofundar o aprendizado das crianças.
Há várias opções quando o assunto é prolongar o cuidado dos pequenos fora de casa e não é de hoje que as academias infantis têm ganhado foco. Locais que são donos de equipamentos lúdicos e de atividades direcionadas para cada faixa etária.
Saiba que as academias infantis são bem populares no exterior, como a The Little Gym, graças ao ambiente superestruturado que é impossível de imitar em casa. Inclusive, há alguns espaços que permitem a presença dos pais (por causa dos bebês), onde se participa das atividades e acompanha como cada um interage nesse novo universo. Interessante, né?
E muito se pergunta sobre os benefícios das academias infantis que, ao menos por aqui, parecem inexistentes (não se preocupe: basta uma boa pesquisa). Então, apresentamos alguns que influenciam na saúde e na qualidade de vida da criançada:
Independência: mesmo que os pais possam fazer companhia em determinados casos, a ideia é que as crianças se dediquem por conta própria. Há muitas questões sobre idade, sendo dito que a partir de 1 aninho é ideal para conhecer e estar em uma academia infantil. No fim, o importante é saber se elas se sentirão emocionalmente confortáveis e seguras sem os responsáveis por perto. Caso sim, o desenvolvimento da autonomia tem um ponto de partida.
Socialização: uma vez por conta, a galerinha começará a interagir nos espaços, aprendendo e desenvolvendo habilidades sociais à sua maneira. Isso é benéfico para quando a fase adulta chegar, especialmente porque também será absorvido o ensino sobre compartilhar, resolver problemas e trabalhar em equipe. Vale mencionar que socializar ajuda a diminuir a sensação de solidão ou isolamento, pois novos amiguinhos surgirão. O que automaticamente auxiliará nas interações do cotidiano escolar ou de outras atividades extracurriculares.
Consistência: a programação com horários é outra característica desses locais, ensinando sobre pontualidade e compromisso. Na grade, costuma haver brincadeiras, aulas de música, oficinas e contação de histórias. E as estruturas lúdicas estimulam atividades físicas (que é um dos focos principais das academias infantis) e o desenvolvimento intelectual.
Transições mais fáceis: a experiência abre caminho para o amadurecimento da autoestima e da autoconfiança, pois, uma vez que a pessoinha compreende que não há isolamento ou solidão, outras transições se tornarão um tantinho mais fáceis de lidar. Como a troca entre os anos escolares ou até a súbita ida para uma nova escolinha.
Considere os calçados que as crianças usam!
Junto com a escolha de roupas confortáveis, inclua calçados esportivos leves e flexíveis, de maneira que favoreçam o movimento natural dos pés. Vale dizer que esses modelos também precisam ter forração antimicrobiana, para garantir ainda mais proteção e aconchego aos pezinhos, solado antiderrapante e que suporte às atividades de alto impacto.
Na linha Move da Molekinha e do Molekinho, os pequenos contam com essa base de apoio, especialmente porque os esportivos são feitos com PVC expandido no solado. Isso significa estabilidade, leveza extra e mais conforto ao caminhar! Há modelos de calce fácil e versões clássicas já adoradas, todas para atender aos diferentes níveis de energia ao longo dessa experiência. E a melhor parte é que cada um deles, com tanta beleza em cor e em detalhes, estarão disponíveis para aqueles rolezinhos do fim do dia ou dos finais de semana! Daora, né?
Não se esqueça: a escolha da academia infantil mais adequada para seus filhos requer pesquisa (e talvez visitas). Mas leve em consideração estrutura, supervisão, garantia de bem-estar e se a turminha se sente interessada.