Mexe-mexe | 25.11.2022

Quais são os benefícios do futebol para as crianças?

Lembre-se: praticar o esporte não é sobre competição, mas sim participação.

Desde pequenos, somos influenciados pelo que assistimos na TV. Lembra quando queríamos ser uma apresentadora, uma professora, um personagem ou um grande jogador de futebol? Por isso que, agora com o clima de Copa do Mundo, os pais nem precisam ficar surpresos se alguém erguer a mãozinha para avisar que quer praticar o esporte, tanto os meninos como as meninas!

É bacana e recomendado a galerinha se envolver com atividade física depois dos 3 anos de idade. De início, isso vai acontecendo de forma lúdica, pois, de maneira geral, o importante é que todo mundo possa vivenciar cada modalidade quando quiser, a fim de ampliar o repertório motor e cognitivo. Assim, eles vão se interessando sobre outros esportes e até mesmo, na oportunidade de se tornar craque. E o futebol é considerado um exercício completo, pois trabalha o corpo todo – até de quem ganha a missão de ser o goleiro.

Post relacionado: Bora curtir de montão a Copa do Mundo 2022?

No caso desse esporte, os ganhos são inúmeros, quando o assunto é um estilo de vida mais saudável, já que auxilia na saúde cardiovascular, na coordenação motora, no desenvolvimento da força e da flexibilidade. Tem mais! Estimula a associação positiva sobre o cuidado com o bem-estar e, assim, os hábitos sadios são ??absorvidos cedo, sem tantos empecilhos e perduram.

E a diversão é garantida com o futebol e há muitos benefícios, veja só:

Trabalho em equipe: é um dos fatores que os baixinhos precisam exercitar e aplicar, pois cada jogador apoia o outro para atingir um resultado satisfatório. Além de proporcionar um impacto positivo na família, na escola e, eventualmente, no trabalho. Estar em um time é porta aberta para liderança, estratégia, responsabilidade, comprometimento e lidar com as derrotas.

Autoestima: o futebol ajuda a trabalhar questões como o sucesso e como encará-lo na medida certa para amadurecer a autoconfiança. E é uma motivação a mais para a turminha largar as telas e aperfeiçoar essas áreas essenciais do crescimento, ao mesmo tempo que incentiva e fortalece a aptidão física. Para as meninas, ainda existem outros pontos extras -  a melhora na própria imagem corporal (se nota como o corpo é forte e competente) e perceber que elas não são inferiores em relação os meninos.

Socialização e raciocínio: um golaço para as interações dada a chance de conhecer gente nova e desenvolver vínculos afetivos no processo. Vale dizer ainda que o esporte ajuda no desempenho em sala de aula, já que a concentração e o foco são aprimorados. Por ser um jogo dinâmico, o futebol também aprofunda a capacidade de resolução de problemas de forma rápida e eficiente – e a arte do improviso. Demais, né?

Viu só? Com o futebol se aprende a driblar e chutar a bola até cooperar com o restante da equipe. Colhendo frutos que serão levados para o resto da vida. E, toda vez que essas pessoinhas entrarem em campo, lembre-se que Molekinha e Molekinho estão prontos para a partida! Os tênis esportivos são macios ao toque, têm calce fácil e solado que promove o equilíbrio na busca por moda divertida e autonomia.