Mexe-mexe | 12.11.2021

Skate: Um esporte descolado e cheio de aprendizados

Se seus filhos se interessam pela modalidade, lembre-se: segurança é essencial para garantir momentos cheios de diversão!

Quem acompanhou as Olimpíadas de Tóquio deste ano, viu que uma nova modalidade chamou atenção: o skate. As competições trouxeram disputas emocionantes e momentos memoráveis para atletas do Brasil, que conseguiram conquistar o pódio e trazer para casa três medalhas de prata.

Com atletas jovens competindo, essa modalidade despertou a curiosidade e atenção da criançada, que passou a encará-la com outros olhos. Se antes andar de skate era símbolo de rebeldia, hoje se percebe que a prática exige disciplina e determinação.

O skate pode participar da vida infantil como uma brincadeira, a partir de qualquer idade, mas claro que com a observação dos pais. Na maioria dos casos, o esporte é praticado por pré-adolescentes, o que faz com que os pequenos acompanhem e se inspirem. Sem dúvidas, essa é uma ótima oportunidade de introduzi-los a uma atividade física, com leveza e espontaneidade para se criar experiências incríveis.

Segurança e cuidados na pista

Quando as crianças se aventurarem em cima de um skate, é preciso ter um cuidado extra com a segurança, já que elas ainda estão desenvolvendo a consciência corporal. Então, anotem aí: por ser um esporte considerado radical, vocês devem providenciar capacete (para evitar possíveis lesões cranianas), cotoveleiras e joelheiras (áreas propícias aos atritos das quedas), e protetor de punho (a conhecida munhequeira para evitar torções ou machucados nas mãos).

Desenvolvimento nas pistas e na vida

As crianças que vivenciam a modalidade podem se tornar mais seguras consigo mesmas e com suas capacidades. Andar de skate pode ser muito benéfico para a consolidação da autoconfiança, pois, durante a prática, elas se desafiam e aprendem os próprios limites.

Além disso, as habilidades cognitivas são utilizadas e se descobre mais sobre a coordenação motora das pernas, do abdômen e dos braços, e o próprio equilíbrio.

O desempenho na modalidade possibilita um preparo físico adequado para que essas pessoinhas brinquem e tenham um desenvolvimento melhor, incluindo para outros esportes. Sem contar os ensinamentos sobre persistência que contribuem para a evolução de competências sociais e para o entendimento do conceito de cidadania.

Nas pistas com personalidade

Andar de skate proporciona um estilo de vida aos praticantes, movimentando a cultura, a música e a arte. A modalidade envolve muito mais que campeonatos e notas, pois se trata de uma experiência única.

O esporte dita moda, envolve comportamento, expressão corporal e personalidade, tanto que, na hora de ir para a pista, não é só subir no skate e fazer manobras que importa. O estilo conta, e muito. O Molekinho, que adora o street style, tem opções maneiras para os meninos que querem arrasar nas primeiras remadas e no look.

As combinações vão ficar ainda mais divertidas com o esportivo que tem duas opções de cor no solado para que a garotada se apresente cheia de atitude. Já os miniskatistas que preferem um visual descomplicado e superconfortável, o tênis com solado caixa, de velcro e calce fácil, é o companheiro perfeito para as aventuras na pista.

Todos prontos para curtir o skate? O Leko está prontinho para dividir esse momento com os futuros skatistas!