Alguém falou partiucozinha?
Saiba que este lugarzinho da casa é ótimo para explorar a imaginação das crianças e ensiná-las sobre a origem dos alimentos.
Mamães e papais já devem ter pensado nisso: a cozinha como um ambiente que parece o famoso laboratório de ciências. Com acesso a ferramentas e ingredientes para elaborar a receita mais que perfeita. Faz total sentido! Afinal, lá a família pode assar, montar e confeitar. Algo tão simples, como derreter chocolate, serve de ótima imitação de experimento científico. Assim, se cria uma atividade sensorial acompanhada pela magia de compartilhar algo especial. Sem contar que há oportunidades criativas infinitas!
Bora cozinhar?
Envolver-se com os alimentos faz com que a turminha os reconheça e descubra de onde tudo vem. Aprendendo, por exemplo, que a pizza não é produto exclusivo de um restaurante e que o molho de tomate não é só o da embalagem. O mesmo vale para os sucos, apresentando as frutas e os benefícios que oferecem à saúde. Desse modo, para estimular os pequenos, crie o hábito de convidar seus filhos para auxiliar no preparo das refeições e disponha o uso dos itens mais amigáveis (que não provoquem cortes).
É o primeiro passo para uma série de vantagens que cozinhar promove:
Constrói as habilidades básicas: cozinhar contribui para o aprofundamento do conhecimento em matemática. Isso acontece ao contar ovos e usar o copo medidor. Para deixar mais animado, questione sobre a ordem dos ingredientes e permita que essas pessoinhas assumam a receita - que atua no processo de leitura e de escuta, introduzindo novas palavras no vocabulário e influenciando na alfabetização.
Aguça os sentidos: olha a oportunidade para novos sabores e obter um gancho para acrescentar verduras e legumes no cardápio infantil, sem pressão! Os pequenos são atraídos pelo cheiro, então, se cheira bem e se tem uma aparência atraente, será mais tranquilo fazê-los comer ou ter disposição para ao menos experimentar. De quebra, vocês podem inventar um reality de culinária, incentivando cada um a provar o que é feito, perguntar se gostam e como os alimentos são importantes para o crescimento.
Aumenta a autoconfiança: a infância é movida pelo desejo de mostrar o que se pode fazer e preparar a comida traz chances de alcançar uma sensação de concretização. Se a criança ajudou a montar a pizza, diga que seu papel foi importante e elogie os esforços.
Tempo de qualidade: claro que dá para tirar fotos incríveis e atualizar os stories, hein? Sem perder o foco, pois não queremos acidentes! Realizar as refeições é um momento de união para pais e filhos, e isso se aplica ao ato de dividir as tarefas na cozinha. Inclusive, as emoções, pois a criançada se sente relaxada para contar o que está rolando em sua vida.
Com todas essas informações, hora de botar a mão na massa e fazer a listinha do supermercado (outro espaço de grandes aprendizados para a galerinha). E montem um lookinho pra lá de lindo com os lançamentos de Molekinha e Molekinho. Superconfortáveis, fofinhos e sempre por aqui para ser parte de ocasiões inesquecíveis!