Nhac! | 16.06.2023

Pratos típicos para a festa junina da criançada

De Norte a Sul do Brasil é São João! Bão demais da conta, sô!

 

Faz um tempinho que a Leka e o Leko não dão dicas culinárias, né? Pois eles assumem o post de hoje para revelar pratos típicos que mamães, papais e crianças podem fazer enquanto organizam uma festa junina no conforto de casa (e está liberado ter convidados, viu?). Tudo acessível com comidinhas típicas das regiões do Brasil para o evento ficar completo e pode ter um montão de jogos e a participação em outras festinhas — na escolinha ou no clube preferido da família!

 

Saca só: as festas juninas dão a oportunidade de conhecermos sobre a nossa diversidade cultural e isso acontece na cozinha. Afinal, é um espaço seguro que encoraja conversas sobre herança e tradição. Vamos combinar que, ao estar nesse cantinho especial, o papo rola solto e as ideias são trocadas entre as pessoas em quem a galerinha confia — os pais — e segue o exemplo. Sem contar que cozinhar traz uma sensação de realização altíssima, principalmente porque há resultados tangíveis, ou seja, se vê ao vivo e em cores pratos com várias aparências.

 

Dessa forma, as festas juninas permitem que o paladar viaje sem que essas pessoinhas saiam do lugar e essa aventura se inicia com as dicas que separamos abaixo. Vem conferir!

 

1) Pratos típicos do Norte

 

Os miudinhos terão a chance de experimentar receitas típicas focadas na mandioca (macaxeira ou aipim). E vocês podem homenagear essa região com caruru, cuscuz, vatapá paraense, doces feitos com frutas amazônicas (como cupuaçu) e açaí. Aliás, eis um bom momento para introduzir diversas músicas e ritmos, como a festa do Boi-Bumbá, que é uma mescla entre espetáculo musical e teatral, marcante do Festival Folclórico de Parintins.

 

2) Pratos típicos do Nordeste

 

Você sabia que o Nordeste é considerado o berço das festas juninas? Ôxe, simm!! Há uma rica herança das fogueiras nas praças, das bandeirinhas e das quadrilhas — e essas duas últimas referências servem para o evento ficar mais lúdico. Na culinária temática, o milho é importante, especialmente por simbolizar o período de colheita. Então, as melhores receitas que cativarão os pequenos são: bolo de milho, mungunzá (também conhecida como canjica) e a pamonha.

 

3) Pratos típicos do Centro-Oeste

 

Algumas crianças acharão que não dão conta de cozinhar (“não dar conta” é uma das gírias usadas nessa região) e os pais podem estimulá-las ao investir nos doces, pois são tranquilos de preparar. Se tem fãs dessas delícias, levanta a mão!!, porque há um menu que representa as memórias afetivas da infância: arroz-doce, bolo de amendoim e cocada. Para mais sabor do Centro-Oeste, farofa de banana e paçoca de pilão.

 

4) Pratos típicos do Sudeste

 

Quem mora nessa região sabe que há uma misturinha de receitas e de sotaques. E é fortíssimo os rolezinhos em família nas quermesses (que acontecem nas escolas, igrejas, nas ruas do bairro e em parques das cidades) e uma visita na padoca para garantir os ingredientes que fazem a diferença na composição dos pratos. Desde o churrasquinho até o cachorro-quente, o cardápio de comidas típicas tem as seguintes presenças ilustres: pastel de milho, milho cozido, bolinho caipira, pão de queijo, pizza caseira, pé de moleque e maçã do amor.

 

5) Pratos típicos do Sul

 

Lá faz muitoooo frio no inverno e a animação da festa junina se encontra durante as apresentações do xote gaúcho. Por isso que, neste caso, receitas mais quentinhas e saborosas são sucesso! E as dicas para ter um pedacinho dessa região à mesa: os famosos espetinhos de carne e frango, o pinhão (cozido na água para a digestão ser mais leve), rapadura e todos os tipos de pipoca (que tal a de melado, humm?). Para algo mega regional, invista no arroz carreteiro e no feijão-mexido. Vai ser tri legal!

 

Dá para encerrar os comes e bebes com uma quadrilha, hein? E os lookinhos ficarão tudo de bom na companhia dos modelos abotinados da Molekinha e do Molekinho, com forro superfofinho, enfeites de coração glitterizados e fake fur (pelinhos falsos) para encantar as meninas e acabamento acolchoado no calcanhar para oferecer total conforto aos meninos.

 

Conheça as coleções:

 

Coleção Molekinha & Coleção Molekinho