Escolhendo presentes inesquecíveis para a criançada!
Neste post, há dicas para ajudar os pais a escolhê-los com atenção e carinho.
Quando o assunto é presente, mamães e papais ficam empolgadíssimos. Tão quanto um pouquinho confusos já que opções não faltam, né? Em cada fase, é quase raro decepcionar, a não ser que os pequenos tenham pedido algo e acabaram por não receber. De qualquer maneira, o primeiro passo é considerar a faixa etária e, quando mais crescidinhos, se antenar ao que eles andam curtindo no momento – já que até isso muda de um dia para o outro.
Dos primeiros meses aos 2 anos
A fase do autoconhecimento, do explorar e do início do desenvolvimento motor. Eles estão inclinados a reagir e a querer se conectar com tudo que os estimula por causa da curiosidade.
Um dos presentes mais recomendados é o de empilhar, pois, além de beneficiar a concentração, a graça vem ao juntá-los, bagunçá-los e entregá-los aos pais. Outros itens são ursinhos, caso não exista histórico de alergias, chocalhos e mordedores.
Brinquedos que têm luz, sons ou botões são deveras cativantes para a turminha dos 3 aos 6 meses, que capturará com mais facilidade os aspectos lúdicos dos mimos recebidos; dos 6 aos 12 meses em diante brinquedos com rodinhas e livros ilustrados podem entrar em cena.
Vale dizer que essa é a fase que a criançada mais ganha (e também perde) roupinhas e calçados (e é ótimo estimular a doação). Para acompanhar os lookinhos, considere esportivos com velcro, pois, além do calce fácil, os pezinhos ficarão totalmente seguros e confortáveis.
Dos 3 aos 8 anos
A coordenação motora começa a melhorar e os estímulos relacionados à criatividade se tornam importantíssimos. Sem contar que é o início do instinto de proteção sobre os presentes ganhos e das emoções acentuadas sobre querer objetos pela aparência.
Um raciocínio que cabe aos calçados. Mesmo com pouca idade, seus filhos terão um jeitinho particular de demonstrar quais desejam calçar ou levar para casa. É natural que as meninas se encantem por sandálias e bolsinhas com detalhes, como laços e glitter, visto que há um apelo maior aos sentidos por conta do brilho. E que os meninos apontem para a experiência de calce com dedinhos de fora, entrando em cena opções flexíveis, como os do Molekinho.
Por também se tratar de um período de interação e do início da autonomia, itens com controle remoto e bikes bacanérrimas deixarão a galerinha extasiada. Do mesmo modo que jogos, principalmente porque favorecem o desenvolvimento da memória e do raciocínio. Entre esse agito, os esportivos rendem ótimas lembranças, então, priorize os que possuem toques especiais (até para que se inicie o aprendizado sobre o lado direito e o esquerdo), como pandas que tem cheirinho de infância - e que as fãs de Molekinha vão amar! E, claro, outros elementos que protegem a galerinha dos primeiros passinhos, como solado antiderrapante.
Dos 9 aos 12 anos em diante
No início da pré-adolescência, os pais precisam se atentar ao que os filhos andam consumindo. Qual o jogo eletrônico favorito? O filme? A música? Os esportes? Na dúvida, pergunte, especialmente para compreender de onde vem esse desejo (que pode ser associado ao que os coleguinhas possuem). É importante lembrar que cada criança é única.
E mesmo sendo únicas, o gosto é eclético nessa fase e o fator escolha é um tantinho decisivo. O que torna ainda mais importante acompanhar o que cada criança curte, incluindo sobre calçados, pois há meninas que amam candy colors nas bolsas, sapatilhas e sandálias, e outras desejam algo associado com as últimas tendências, como a vibração em cores do arco-íris nos esportivos. O mesmo para os meninos, onde alguns piram por solados ampliados e impressões descoladas. Já outros preferem algo relaxante no dia a dia, como papetes e slides.
Não podemos esquecer de que o uso da internet fica no auge nesse período da vida. Que tal presentear com e-books ou audiobooks para estimular a leitura/audição/imaginação? Há, inclusive, versões de quadrinhos pensadas e formatadas para a leitura em e-readers também.
Para além do entretenimento, os presentes são parte de memórias positivas. Escolhê-los bem é a garantia de experiências incríveis (e consulte sempre a faixa etária na embalagem)!
E visite os sites da Molekinha e do Molekinho para outras opções de presentes, ok?