No passinho da Moda | 10.02.2023

Gothcore é a tendência que as meninas vão se apaixonar!

E elas se divertirão com a oportunidade de sair de casa toda misteriosa e, claro, superestilosaaaaa!

 

A abordagem e a linguagem da moda infantil diferem entre as gerações, do mesmo jeito que acontece no universo dos adultos. Antes, a gente dava bastante prioridade para revistas e jornais impressos (várias publicações passaram a existir só na versão online) para nos manter atualizados. Agora, há uma variedade imensa de redes sociais e, a um clique, descobrimos os trending topics de uma só vez e muitoooo depressa. Às vezes, pode ficar confuso, né? Afinal, é informação que não acaba mais para absorver no meio do corre-corre da família e da turminha.

 

Entre tantas tendências e virais, o radarzinho da Molekinha está sempre atento. Hoje, te contamos o que anda bombando e que deixará as meninas empolgadíssimas: o gothcore! Uma palavra em inglês que, em sua essência, traduz o estilo all black (todo preto), chamado também nas mídias sociais de estética alt-girl (uma moda alternativa).

 

Se você pegou a mensagem e pensou na dancinha da Wandinha Addams, que viralizou globalmente graças à série da Netflix, acertou! E acertou se suas filhas são fãs de artistas como Billie Eilish e Olivia Rodrigo, cantoras que misturam o grunge e o pop rock nas produções, ou se você é a mamãe ou o papai old school que escutava Evanescence no intervalo. Apesar de não ser considerada uma banda do gênero gótico, bombou nesse quesito por causa da cantora Amy Lee, referência até hoje pelos looks com volumosas saias de tule, maquiagem escura, corseletes e coturnos poderosos.

 

Aliás, a trend atual também se inspira na cultura vinda do Japão, como o J-Pop (música pop japonesa) e animes, trazendo para todo mundo a chance de criar uma assinatura pessoal, com total liberdade!

 

Bom, deu para perceber que o gothcore é uma das tendências principais deste ano, né?

 

Mas, peraí! Essa estética não é para o Dia das Bruxas?

 

Nada disso! Vem cá que a gente conta mais!

 

Na vida real e oficial, esse visual contemporâneo tem inspiração fundamental no estilo preppy. Ou seja, em produções cujas peças são coordenadas para se aproximarem dos uniformes de escolas preparatórias (blazers, camisas com golas vitorianas, saias plissadas em tons neutros, coletes e suéteres). Essa influência também aconteceu por causa de filmes e séries que nos colocam de volta a esse tempo colegial e instigam o desejo de ser adolescente de novo.

 

As escolhas para a galerinha podem seguir esse clima até resultar em um visual estruturado, tendo o preto como tom predominante. Para as pequenas que não querem sair tão monocromáticas, tem como criar combinações leves com creme, azul-escuro e alguns tons pastel (como o rosa), assim como a Enid Sinclair, a BFF da personagem da Família Addams, que é toda “darkezinha” suave e fofa de cabelos coloridos, toda otimista e descontraída.

 

O gothcore é acessível e democrático, curtido por crianças e adolescentes de diferentes idades e perfis. Por se tratar de uma tendência marcante e expressiva, a autenticidade é a base para exibir um estilo único (como acontece no TikTok). Veja bem, as personagens/artistas que representam esse movimento são verdadeiras com o que gostam, com as amigas, com a autoexpressão e com o que adoram vestir. E sempre buscam estímulos positivos para a imaginação, para consumir o gênero fantasia em várias mídias e se divertir (e arrasar) de montão (ebaaaaa!!). 

 

Combinações com o gothcore

Há outros dois motivos que colocaram a estética no interesse da garotada: o solado sutilmente ampliado e tratorado, que revela calçados maximalistas e com ares de cool kid (a criança maneiríssima que manja do próprio estilo). Além disso, presenteia com a possibilidade de experienciar a moda de um jeito autêntico e criativo, especialmente porque é nessa fase que encontramos nossas primeiras inspirações e queremos aparentar como as personagens (e as artistas musicais) que amamos.

Para ajudar nessa aventura, a Molekinha apresenta uma curadoria de produtos que deixarão o gothcore delas atualizado com charme e encanto para explorar vários caminhos. Vamos lembrar que Wandinha e a Enid são bem opostas e, ainda assim, servem muitaaaaa personalidade nos lookinhos!! Dessa forma, haverá minifashionistas que amarão o clássico loafer (mocassim) e outras que se renderão à sandália com tiras fisherman (pescador). Os dois calçados da marca estão prontos para o twist que adiciona fofurice: as linhas de meias de cano médio, nas versões brilhosas ou tradicionais.

Daí, o arremate dependerá do mood dessas queridas ao definir o acessório da Molekinha predileto: mochila (com uma pitada futurista evidenciada pelo glitter nas alças e no bolsinho frontal) para ficar misteriosa; ou bolsa tiracolo para apostar no lado dramático do lovecore (estética de elementos românticos).

E o mais daora é: os produtos transitam da escolinha para as ruas e vice-versa.

Então, fica de spoiler que elas se sentirão demais ao adotar itens que celebram o gothcore e combiná-los com o uniforme escolar, viu? E será sucesso se as meninas forem irmãs! Com certeza, deve ter rolado uma conversa aí na sua casa sobre quem é mais Wandinha e mais Enid, o que oferece a oportunidade de abordar os cosplays (a arte de se fantasiar fielmente como os personagens favoritos). Perfeitos pro Carnaval que tá vindo aí!

É o famoso opostos complementares e está permitido que a duplinha embarque nessa festa, definindo vestidos e saias de tule, peças listradas, brilhos na forma de brincos de pérolas e correntes metalizadas com animação e atitude.

Essas novidades da Molekinha, que proporcionam calce macio, charminho e máxima segurança para todas as idades, estão disponíveis nas lojas físicas e online de todo Brasil.

Aproveite e visite também: Coleção Molekinha