Dias de sol: motivação para curtir ao máximo ativar!
Para não perder o solzinho de vista, adicione atividades ao ar livre que promovam bem-estar e a chance de fazer novos amiguinhos.
Perguntinha básica: as crianças têm tomado um banho de sol? Mesmo que algumas gostem do conforto do lar, especialmente por serem introvertidas, saiba que a exposição (que necessita de determinadas precauções, como o uso constante de protetor solar) significa mais vitamina D para fortalecer os ossos, equilibrar a pressão arterial e cuidar do sistema imunológico. Por isso que, hoje, a Leka e o Leko chegam aqui bemmm empolgados para confirmar que as brincadeiras ao ar livre prometem e cumprem esse objetivo, que tem tudo a ver com as férias! Seja em casa, na praia ou no parque!
Tá permitido compartilhar este post entre mamães e papais, hein? Bora conferir as dicas!
- Em casa
Já ouviu falar em “staycation”? Não? Calmaí que a Leka explica: é uma palavra em inglês que une a contração de “stay” (ficar) e “vacation” (período de férias). Vamos combinar que a gente tem essa ideia de que férias em casa não tem graçaaaaa, mas esse termo traduz uma forma de turismo alternativo que convida a vivência no tempo presente. E o foco é explorar os arredores de onde você mora, como em uma viagem.
Ao adotá-lo, você e a turminha contam com a oportunidade de garantir uma pausa ao ar livre para testemunhar as belezas da cidade ou da região – que muitas vezes passam despercebidas devido à correria e à força do hábito do dia a dia. Sendo uma ótima pedida para quem quer economizar e investir um pouco mais nas férias de final de ano. E quando ninguém estiver a fim de bater perna, combinem e assistam ao pôr do sol. Aliás, a exposição solar pode rolar sentado no quintal, na varanda ou na calçada!
A Leka indica: para deixar animadíssimo, que tal uma caça ao tesouro? É um meio divertido de acompanhar os baixinhos atentamente e desbravar o ambiente – e vai ser maneiríssimo se vocês estiverem em um museu! Antes de embarcar nessa, escreva pistas em pedaços de papel, esconda-os e ajude-os a encontrar algum mimo inusitado.
Outra diquinha é criar um mural de verão! Isso motivará mais a família a desvendar cada instante e tirar o maior proveito. Juntinhos, coloquem fotos, desenhos e os locais visitados nesse período. Quando as férias estiverem prestes a acabar, organizem uma exposição e uma festinha, por que não? Enaltecer esses momentinhos faz com que as memórias se tornem referências positivas sobre afeto, partilha e, claro, aventuras!
Aproveite e inclua essa atividade: Alguém falou #partiucozinha?
- Na praia
Eita que a garotada liberará bastante endorfina! Começando pelo corre-corre com os brinquedos praianos para criar magníficos castelos de areia. O Leko amaaaaa a atmosfera do litoral e indica jogos que beneficiam o movimento físico para aumentar o gasto de energia (e para ninguém ficar só sentado admirando a paisagem e tomando sorvetinho), como futebol, pingue-pongue, caminhada e competição com revezamento de baldes.
E nadar! No mar ou na piscina, a água tem efeito supercalmante no nosso organismo.
O Leko revela mais: é normal que os pequenos se sintam à vontade para brincarem sozinhos. Mas não se esqueça de que na praia há espaço para socialização. Quem não quer um amiguinho de verão para guardar no coração, hum? Se seu filho demonstrar o desejo de interagir com outra pessoinha, seja o porto seguro nessa iniciativa. É um jeito especial de apresentar novas emoções, como empatia e companheirismo.
Superdica do Leko: na praia, mantenha o contato visual na turminha para evitar os riscos na água e casos em que se perdem da família. Adote também práticas que facilitem a identificação de possíveis crianças perdidas. Exemplo: aquela em que as pessoas se sentam na areia e batem palmas é um alerta para ajudar pais e filhos a se reencontrarem.
- No parque
Assim como a praia, o parque tá esperando vocês para dar xô ao baixo astral! Brincar em contato com a natureza é relaxante e proporciona uma experiência multissensorial – contribuindo para desenvolver melhores habilidades de observação, por exemplo. Então, permita que a criançada aguce os sentidos (sob sua supervisão para evitar que coloquem coisas indevidas na boca). Dê privacidade para que descubram o que a nossa vida possibilita diariamente.
Aaaa! Esse é um excelente espaço para os bebês que estão prontinhos para dar os primeiros passinhos fora de casa.
A Leka sugere: um piquenique! E tudo fica coloridíssimo ao levar frascos com bolhas de sabão caseiras e assoprá-las ao vento, estimulando a ludicidade e a compreensão de mundo das crianças menores. Ou se deitem na grama e observem as nuvens, analisando os variados formatos. Se vocês forem à noite, brinquem de ser astrônomos! Para saber mais: Estudar Astronomia é demais!
Kit de proteção
Aplique e reaplique o protetor solar, use chapéus/bonés e tenha água sempre disponível para evitar a desidratação. No lookinho da galerinha, escolha peças leves e claras, sem tantas estampas, já que podem elevar a sensação térmica. No calce, dê preferência aos modelos com fechamento em velcro, tiras ajustáveis e elásticos. As linhas da Molekinha e do Molekinho propiciam essa flexibilidade, incluindo conforto à beça nas palmilhas fofinhas que acomodam os pezinhos com carinho!
Não se esqueça: os horários indicados para exposição solar são antes das 10h ou após as 16h.
Leia também: Curtindo os dias quentes com alegria e segurança
A Leka e o Leko desejam ótimos dias de sol para a família.
Pode confiar: será uma experiência revigorante!